Pular para o conteúdo
Início » Esportes coletivos: Entenda a importância para crianças

Esportes coletivos: Entenda a importância para crianças

Publicidade

Fora da sala de aula, uma das melhores maneiras de ensinar a uma criança o valor da colaboração e como se dar bem com os outros é por meio de esportes coletivos.

Junto com a pura alegria de acertar o primeiro home run ou fazer o primeiro gol, praticar um esporte de equipe é uma maneira maravilhosa de ajudar uma criança a gostar de estar fisicamente em forma. Mas como um pai ou cuidador escolhe o esporte certo para seu filho?

Benefícios de praticar esportes coletivos

Autoestima

Os esportes coletivos não apenas ajudam as crianças a se sentirem melhor fisicamente, mas também podem ajudar no desenvolvimento emocional e mental da criança.

Por sua vez, esses benefícios ajudam a criança a construir autoestima, sentir orgulho em aprender novas habilidades e encontrar diversão em jogos competitivos.

As crianças também podem aprender o valor da prática e como trabalhar duro para dominar uma tarefa pode funcionar em outras áreas de sua vida.

Trabalho em equipe e desenvolvimento de liderança

Uma das melhores maneiras de se dar bem com os outros é trabalhar em equipe e esportes de equipe são uma das maneiras mais naturais de trabalhar juntos em direção a um objetivo comum.

Em cada equipe, há também a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, habilidades que podem ajudar uma criança a se sair bem na escola e em todas as áreas da vida.

Hábitos saudáveis

Os benefícios físicos dos esportes coletivos são óbvios e podem ajudar a criança a ver e sentir o valor de estar fisicamente apto.

Além disso, o jogo ativo pode aliviar o estresse e ajuda a criança a lidar com os desafios normais da infância. E não se esqueça de que os esportes coletivos devem ser divertidos, uma das melhores partes de ser criança.

Benefícios Emocionais

A participação em esportes coletivos pode trazer benefícios emocionais para seu filho, ver a prática valer a pena é um resultado extremamente gratificante para as crianças, pois elas se veem completando seus objetivos. As crianças também aprenderão sobre ganhar e perder, aprender com os erros e seguir em frente.

Diversão

Mais importante ainda, os esportes coletivos são uma ótima oportunidade para seus filhos se divertirem. Vai levá-los ao ar fresco com os amigos e longe da televisão e das telas do computador, uma tarefa difícil para todas as mães e pais!

Respeito

Jogando em equipe, as crianças aprendem a respeitar seus pares, árbitros e treinadores esportivos.

Isso é extremamente importante para aprender em uma idade jovem, e as lições aprendidas no campo esportivo podem ajudá-los mais tarde na vida. As crianças provavelmente terão mais respeito por outras figuras de autoridade, como chefes e membros da polícia

Amigos

Participar de esportes coletivos dá às crianças a chance de fazer novos amigos e aprender importantes lições de vida.

As crianças são menos propensas a se sentirem isoladas, pois têm um grupo de amigos que trabalham juntos em um objetivo comum. Jogar em equipe também pode ajudar as crianças a superar a timidez.

Confiança

Os esportes coletivos constroem a autoconfiança e aumentam a autoestima e comprovadamente proporcionam às meninas uma imagem corporal mais positiva.

Como cada jogador de uma equipe desempenha um papel importante em cada partida, cada membro se sente valorizado e apreciado.

Com que idade uma criança deve começar a praticar esportes?

Embora os esportes possam ser praticados por crianças de todas as idades, crianças pequenas e crianças em idade pré-escolar são um pouco jovens demais para começar a praticar esportes coletivos.

Para as crianças mais novas, os esportes não devem ser tanto sobre competição, mas o ideal é se concentrar em ser uma oportunidade de atividade física e diversão.

A maioria dos especialistas concorda que, idealmente, as crianças devem começar a praticar esportes coletivos por volta dos 6 ou 7 anos. Este é o momento em que a maioria das crianças têm as habilidades físicas e de desenvolvimento, bem como a atenção que os esportes coletivos exigem.

Pais e cuidadores devem lembrar que as crianças precisarão entender as regras do jogo para jogar.

E ao escolher o tipo de liga esportiva para uma criança jogar, certifique-se de que seja uma liga que enfatize uma experiência divertida e positiva que enfatize a segurança em todos os níveis.

Uma última coisa a ter em mente é que, apesar do incentivo dos adultos, algumas crianças simplesmente podem não estar interessadas em praticar esportes coletivos.

Alguns podem preferir esportes individuais como tênis, dança ou natação, enquanto outros podem não estar interessados ​​em esportes tradicionais.

Esportes ou não, o importante é incentivar a criança a fazer pelo menos 60 minutos de atividade física todos os dias, mesmo que seja simplesmente caminhar, dançar ou fazer tarefas domésticas.

Saiba tudo que ocorre no mundo dos esportes na VG Sports.

Rate this post

Deixe um comentário