Pular para o conteúdo
Início » Terceira idade: como se preparar e ter uma velhice mais feliz

Terceira idade: como se preparar e ter uma velhice mais feliz

Publicidade

Erroneamente a terceira idade se é associada a um período “triste” da vida, um momento de maior isolamento e inatividade; realmente lidar com as mudanças da vida e aceitar a idade chegando pode ser uma tarefa difícil, os filhos estão adultos e tendo a própria vida, a carreira pode estar em uma fase de transição e próximo da aposentadoria onde surge a questão “o que irei fazer todos os dias?”, a saúde já não é mais a mesma e infelizmente se é necessário também lidar com a perda de alguns ente queridos.

Porém, por mais difícil que pareça, se é possível equilibrar todas essas mudanças e encontrar os aspectos positivos de se estar na chamada “melhor idade”.

Confira no decorrer deste artigo como se preparar para ter uma velhice mais feliz e como ter uma vida mais saudável na terceira idade.

Como se preparar para uma velhice feliz?

Você não precisa se preparar para a velhice apenas quando já se encontra na mesma não é mesmo? Decisões e atitudes tomadas no presente, enquanto você é mais jovem, afetam diretamente a forma como você conseguirá chegar na terceira idade com uma melhor qualidade de vida e preparado para curtir um dos melhores momentos de sua vida.

Ter um planejamento desde a juventude/fase adulta é importante, independente da fase em que se encontra no momento, sente e entenda consigo mesmo como você se vê na velhice, quais planos, sonhos e objetivos de vida deseja alcançar ou ter alcançado até lá.

Uma vez em que possui um futuro mesmo que meramente esboçado, afinal, seus objetivos podem mudar, você deve então adotar medidas no agora, cuide da saúde, mantenha bons hábitos de vida, uma boa alimentação, faça visitar regulares a médicos, mantenha a saúde financeira sobre controle; tais questões são investimentos que você faz para a vida toda e irá colher os frutos previamente.

Além dos cuidados com a saúde e financeiros, adote também um bom convívio social, ter um bom circulo de amigos e pessoas para se relacionar é o aspecto mais importante para nossa sanidade mental e durante a velhice se torna ainda mais importante; é imprescindível que tenhamos pessoas para compartilhar nossas alegrias, tristezas e também conquistas.

Aproveitando a terceira idade

A expectativa de vida no Brasil alcança os 76 anos de idade; a Organização Mundial de Saúde separa a vida em quatros diferentes estágios, sendo eles:

Primeira idade0-20 anos
Segunda idade21-49 anos
Terceira idade50-77 anos
Quarta idade78-105 anos

Ainda existe outra classificação quem divide os idosos em três diferentes fases, sendo: idoso jovem entre 66 e 74 anos; idoso velho entre 75 e 90 anos e ancião sendo dos 90 anos em diante.

Entretanto, a questão que fica é, como vou aproveitar a terceira idade? Como acabar com o estereotipo de que a velhice é um momento triste e solitário na vida?O primeiro passo para ter uma velhice mais feliz é ressignificar a mesma, parar de pensar que ao chegar nela sua vida será monótona ou solitária, com o planejamento já citado anteriormente você com certeza terá grandes planos e objetivos mesmo tendo alcançado a terceira idade.

Confira logo a baixo algumas dicas e sugestões para que você aproveite essa fase da sua vida da melhor maneira possível.

Como ter uma vida saudável na terceira idade

Ter uma vida saudável durante a terceira idade envolve diversos pontos, desde a prática de exercícios físicos, inteirações sociais, prática de novos hobbies para sua rotina e também o poder de se autoconhecer e entender o momento pelo qual está passando, a questão mental é uma das mais importantes para se conseguir ter uma vida mais saudável e ativa durante a velhice.

Aprendendo a lidar com mudanças

Naturalmente a medida em que envelhecemos, surgirão diversos momentos diferentes em nosso dia a dia, momentos bons e outros nem tanto, problemas como estresse a ansiedade costumam surgir nessa idade; é importante que saibamos ter um auto controle, resiliência e entender o momento da vida pelo qual estamos passando, possuir um autoconhecimento e aceitar a realidade a qual nos cabe momentaneamente, entender que com a idade podemos já não ter a mesma força, disposição e aptidão para praticar atividades que nos eram comum anteriormente. 

Encontre novos significados e alegrias em sua vida

Como citado, será necessário aprender a lidar com mudanças, você precisará encontrar novos hobbies e atividades que lhe façam feliz para manter-se ocupado; busque por exemplo fazer aquele curso que sempre sonhou, mas não tinha tempo para dedicar-se ao mesmo ou então viajar para aquele local que estava em seus planos durante anos, mas a rotina agitada do dia a dia não lhe permitia.

Saiba viver em paz consigo mesmo

Não é porque está aposentado e tendo dias mais livres que precisa estar ativo todos os dias da semana não é mesmo? Saber passar um tempo sozinho aproveitando de sua própria companhia é uma excelente forma de se manter feliz e em paz durante a velhice, aproveite momentos assim para relaxar, ler um livro, assistir a filmes e series; caso seja adepto da aromaterapia pode usar de óleos essenciais doterra e usufruir dos benefícios da mesma durante um banho ou um momento de meditação por exemplo.

Praticar o hábito da leitura é uma excelente forma de aproveitar momentos em paz consigo mesmo.

Exercício físico terceira idade

Manter-se ativo fisicamente falando é um dos pontos mais importantes para garantir um envelhecimento com mais saúde e independência, mantendo anticorpos ativos e evitando que você adoeça com maior facilidade; confira alguns dos esportes mais indicados para a terceira idade:

  • Caminhada;
  • Musculação;
  • Natação;
  • Alongamentos;
  • Andar de bicicleta;
  • Yoga;
  • Hidroginástica;
  • Pilates.

Atividades recreativas para terceira idade

Além do autoconhecimento e dos exercícios físicos aqui já citados, encontrar atividades recreativas e hobbies para manter a mente em exercício também é de extrema importância, confira algumas das principais sugestões:

  • Jogos de mesa como dominós, xadrez e dama;
  • Jogos de cartas como uno e baralhos no geral;
  • Sessões de leitura;
  • Artesanato;
  • Floricultura/botânica;
  • Música, podendo ser desde a criação aprendendo a tocar um novo instrumento ou apenas ouvir;
  • Prática da escrita, seja em um simples diário escrevendo livremente ou atividades como caça palavras, stop e jogo da forca.

Terapia ocupacional para terceira idade

A terapia pode ser um assunto delicado, boa parte das pessoas durante a vida tentam a evitar devido uma ideia errada que acabam concebendo da mesma; durante a velhice a chamada terapia ocupacional deveria entrar em sua rotina, essa terapia tem como objetivo manter no idoso a vontade de viver, mostrar que o mesmo ainda possui suas qualidades e que ele não se tornou um “peso” apenas por ter adquirido certa idade, um terapeuta ocupacional tem como objetivo manter e estimular num idoso o espírito da vida aceso, estimulando interações com outras pessoas e mostrando que a idade não irá o impedir de ser ativo e ter uma vida feliz.

Estas foram apenas algumas dicas e sugestões rápidas sobre como você pode se planejar e viver uma velhice mais feliz, lembre-se que planejamento e saúde mental são primordiais para viver essa época da vida da melhor maneira possível.

Rate this post

Deixe um comentário