
Aprender por que é bom para sua saúde estabelecer limites pode ajudá-lo a se sentir mais confortável ao fazê-lo.
Você pode definir limites em todos os tipos de relacionamentos, incluindo aqueles com colegas de trabalho, familiares, amigos e parceiros íntimos. Ao criar e aderir a limites em seus relacionamentos, você pode notar melhorias em seu bem-estar físico, emocional e sexual.
1. Honre suas necessidades
Os limites nos relacionamentos são sobre suas necessidades e desejos únicos ao interagir com outras pessoas. Você pode ter limites que diferem daqueles estabelecidos por outros, e isso é perfeitamente normal e aceitável.
Seus limites podem estar relacionados a interações físicas, emocionais ou sexuais com outra pessoa. Por exemplo, você pode se sentir confortável de mãos dadas com um parceiro(a) íntimo, mas sem beijá-lo(a).
Não importa quais limites você queira estabelecer em seu relacionamento, você deve se sentir confortável em fazê-lo. Ao criar esses limites e solicitar que a outra pessoa os compreenda e os siga, você pode honrar suas necessidades, objetivos e sentimentos.
Como resultado, você pode manter um melhor senso de si mesmo sem sentir a necessidade de ceder aos desejos de outra pessoa.
Identificar algumas das razões pelas quais é bom para sua saúde estabelecer limites pode ajudá-lo a se sentir mais confortável ao fazê-lo.
2. Construa sua auto-estima
A autoestima refere-se ao seu senso geral de autoestima e valor pessoal. Sua autoestima pode influenciar seus relacionamentos, sua saúde mental e até mesmo suas oportunidades de sucesso acadêmico e profissional.
Quando você estabelece limites em seus relacionamentos, está dizendo a si mesmo que suas necessidades são importantes. Como resultado, isso pode ajudar a aumentar sua auto-estima. Limites claros e bem estabelecidos também podem servir como forma de autocuidado.
3. Melhorar a resolução de conflitos
Os conflitos surgem em todos os relacionamentos. As pessoas têm opiniões, crenças e valores diferentes, e essas diferenças às vezes podem criar conflitos de todos os tamanhos e escopos.
Estabelecer limites pode fornecer uma base comum para discutir e resolver conflitos. Os limites podem até impedir que tópicos importantes sejam trazidos à tona e criem problemas.
Com um cônjuge ou parceiro(a) íntimo, você pode estabelecer um limite relacionado ao conflito, afirmando que deseja separar uma hora para se acalmar antes de continuar uma discussão contenciosa. Este limite é razoável na maioria das situações.
Com um colega cujas opiniões políticas se opõem totalmente às suas, você pode optar por evitar discussões políticas. Esse limite pode ajudá-lo a evitar um tópico que possa fazer qualquer um de vocês se sentir desconfortável ou atacado.
4. Menores níveis de estresse
Ter seus limites violados pode desencadear a produção de cortisol , o hormônio do estresse do corpo. Como resultado, você pode sentir seu coração começar a acelerar ou seu estômago começar a doer.
Altos níveis de estresse também têm sido associados a problemas digestivos, dores de cabeça, ansiedade e depressão, problemas de concentração e memória e doenças cardíacas. O estresse provoca ainda impotência sexual nos homens.
Ao estabelecer e aderir aos limites em seus relacionamentos, você pode minimizar o estresse que sente em situações com as pessoas ao seu redor e desfrutar de níveis mais baixos de cortisol em seu corpo.
5. Procure ajuda médica!
Os homens estão interessados em realizar mudanças na sua rotina de cuidados diários com a saúde, para melhorar seu desempenho sexual. No entanto, focar no desempenho sexual pode levar à ansiedade. Uma soma de mudanças no estilo de vida pode ajudar a:
- Reduzir a ansiedade;
- Melhorar a disfunção erétil;
- Melhorar as relações com parceiros;
- Aumentar a resistência do corpo;
Tais mudanças tornam o sexo mais agradável e satisfatório para todos os envolvidos. É importante notar que a preocupação em obter e manter ereções é muitas vezes um fator chave na ansiedade de desempenho. É comum que homens se perguntem: “broxei o que fazer?” Por isso, é muitíssimo importante realizar consulta com urologista online.
Como estabelecer limites saudáveis?
Agora que você entende por que estabelecer limites é benéfico para seus relacionamentos, você pode se perguntar como criar os seus próprios. O primeiro passo é identificar as interações nas quais você se sentiu desconfortável.
Você pode sentir a necessidade de apoiar as pessoas ao seu redor, esticando-se demais e causando esgotamento no processo. Talvez você tenha se envolvido em muitas discussões sobre tópicos polarizadores e queira evitá-los no futuro.
Envolva-se em uma comunicação aberta e honesta com as pessoas ao seu redor e comunique suas necessidades e por que esses limites são importantes. Você também pode solicitar o apoio de um profissional de saúde mental se estiver lutando para alcançar limites saudáveis em seus relacionamentos. Você pode melhorar sua saúde mental, sexual e física definindo parâmetros e aderindo a eles.