
Sim, sexo saudável é bom para sua mente e corpo. Mas e se você não tiver o impulso necessário para colocá-lo em prática?
“Você tem o direito de decidir se deseja fazer sexo ou não, mas deve a si mesmo explorar as razões pelas quais se sente assim, uma vez que há tantos benefícios em ter uma vida sexual saudável”, diz Lori Buckley, PsyD, uma terapeuta sexual certificada pela AASECT e autora de 21 decisões para um ótimo sexo e um relacionamento feliz.
O impulso sexual de uma mulher pode diminuir e diminuir à medida que ela passa pela vida. Mudanças hormonais normais durante a menopausa e antes e depois do parto podem tirar o fôlego do desejo, assim como a exaustão que acompanha a criação de filhos – especialmente quando são jovens e não dormem a noite toda.
Para alguns homens, os declínios normais da testosterona relacionados ao envelhecimento também podem afetar seu desejo de fazer sexo.
Quando a terapia sexual faz sentido
Se seu impulso sexual diminuiu ou sempre esteve quase neutro, não o considere simplesmente como a forma como você está conectado, o custo de envelhecer ou o resultado inevitável de dormir com a mesma pessoa por anos a fio.
Um bom terapeuta sexual pode resolver problemas com você, ajudando-o a explorar uma série de questões emocionais e psicológicas que podem estar entre você e uma vida sexual vibrante.
Eliminar problemas de saúde que podem sabotar o sexo
O passo número um, entretanto, é descartar quaisquer problemas de saúde que possam entorpecer seu desejo.
“Um terapeuta sexual geralmente fará perguntas sobre seu histórico sexual e de saúde. Suas respostas podem nos dizer muito”, diz Buckley. Por exemplo, se você consegue atingir o orgasmo enquanto se masturba, mas não consegue ficar animado com um parceiro, seu problema pode não ser de natureza física.
Por outro lado, se você não tem desejo nenhum, não consegue ter uma ereção ou parece que nunca consegue gozar, seu terapeuta pode recomendar um check-up e talvez alguns exames de sangue com um médico.
Os culpados médicos comuns incluem ansiedade e depressão em homens e mulheres, bem como doenças não sexuais como artrite, câncer, diabetes, pressão alta, doença arterial coronariana e doenças neurológicas.
Nos homens, níveis anormalmente baixos de testosterona , conhecidos como hipogonadismo, podem ser causados por anormalidades cromossômicas, doenças da tireóide, obesidade e HIV.
Considere os efeitos colaterais ao solucionar problemas sexuais
E não esqueça seus remédios: certas drogas podem tornar o sexo mais difícil ou menos satisfatório. E o sexo doloroso ou frustrante não surpreendentemente diminui o desejo!
Por exemplo, alguns medicamentos para pressão arterial podem dificultar para os homens atingir e manter uma ereção. E os medicamentos antidepressivos – especialmente os inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) amplamente usados – também podem prejudicar, diminuindo e atrasando o orgasmo, diminuindo a libido, contribuindo para a dificuldade de manter a ereção e incapacidade de atingir a ereção.
Você pode conversar com seu médico sobre a mudança para um medicamento que pode não ter o mesmo efeito. Por exemplo, nem todos os antidepressivos têm o mesmo efeito sobre o sexo.
Mesmo que a troca de medicamentos não seja uma opção, isso não significa que você tenha que escolher entre sexo satisfatório e sua saúde. “Você ainda pode desfrutar do sexo. Você pode precisar apenas de mais ou de diferentes tipos de estímulo para ficar excitado”, diz Buckley.
Remédios naturais para uma libido retardada ou uma pulsão monótona
Dito isso, há muitas maneiras divertidas e não médicas de reavivar seu desejo e impulsionar e melhorar sua vida sexual. Algumas das atividades físicas mais básicas, como exercícios, sono e ioga, são maneiras comprovadas de aumentar seus níveis de energia e ajudá-lo a se sentir melhor, especialmente sexualmente.
Tratamentos holísticos como acupuntura, bem como ferramentas como lubrificante, vibradores, ervas e até mesmo um calendário, podem ajudá-lo a descobrir a energia sexual oculta e despertar novos caminhos para a estimulação.
Leve o sexo ao próximo nível
Depois de examinar os aspectos físicos, emocionais e de saúde mental de sua vida sexual, você pode querer melhorar, aprimorar e expandir certas partes dela. Muitas vezes há espaço para melhorias, certo?
É verdade: os orgasmos podem melhorar, as zonas erógenas podem ser descobertas e, para as mulheres, novos caminhos e tipos de orgasmo são possíveis.
Procurando ter orgasmos melhores, sexo mais satisfatório ou apenas ampliar seus horizontes sexuais? Existem muitas maneiras de ajudá-lo a encontrar mais prazer, especialmente visitando um sex shop para encontrar produtos que aumentem o prazer do casal.
Não se esqueça do controle da natalidade
Provavelmente, se você quiser evitar a gravidez, mas não tiver anticoncepcionais eficazes e confiáveis , talvez não tenha a melhor experiência sexual. Obtenha os fatos sobre todas as suas opções de controle de natalidade
Evitando DSTs: Sexo Seguro e Sexo Saudável
Claro, para ter sexo satisfatório, você precisa manter um perfil sexual saudável. Se você não tem um relacionamento monogâmico de longo prazo, isso significa praticar sexo seguro e fazer testes regulares para doenças sexualmente transmissíveis, várias das quais estão em ascensão.