
Vai iniciar um empreendimento? Rever o existente ou ampliá-lo? Em primeiro lugar, você precisa ter um bom plano de negócios.
Mas o que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um instrumento fundamental para que você possa ter uma noção real do mercado onde deseja se inserir, de que forma se introduzir nele, entre outras informações primordiais para o sucesso do empreendimento.
O que deve ter em um plano de negócios?
- Informações atuais sobre o segmento onde você pretende entrar.
- Pontos fortes e fracos.
- Oportunidades de negócio.
- Detecção de possíveis ameaças.
- O perfil e as necessidades dos seus clientes.
- Quem são os seus concorrentes.
- Possíveis fornecedores.
Todas essas respostas farão com que você consiga ter uma gestão mais eficiente e real do seu negócio. Imprevistos e o próprio mercado podem sim promover transformações frequentemente, mas você deve começar a empreender sabendo sobre riscos, mas, especialmente, conhecendo profundamente o mundo do ramo de atuação escolhido por você.
Uma vez que tenha esse domínio, oferecer produtos e serviços de interesse e com valor de mercado se tornará algo mais simples de ser feito, porque você conhece a realidade do seu negócio e terá mais condições de minimizar os riscos e superar crises.
O plano de negócios é importante, ainda, como uma ferramenta de comunicação entre o empreendedor e seus funcionários, pois estratégias, metas e valores são algo a ser compartilhado entre a equipe e que irá promover a união de todos.
Como montar o meu plano de negócios?
- Tenha em mente o que pretende com o seu negócio. Tenha objetivos concretos e metas. Não siga um plano de negócios padrão. Faça o seu, o que condiz com as suas necessidades e que acredita ser produtivo e de entendimento de toda a equipe.
- Faça uma análise do mercado e também uma análise econômico-financeira. Descubra quanto deve cobrar pelos seus produtos ou serviços.
- Conheça o seu público. O que ele deseja? Quais são os seus hábitos, desejos e necessidades?
- Coloque no seu plano de negócios qual é o seu diferencial. Pontue tudo o que a sua empresa pode oferecer.
- Tenha valores e metas consistentes e leve-os até o fim. Defina sua identidade, para que seja conhecido por ela no mercado e tenha credibilidade.
- O mundo muda, a sociedade muda, seus clientes mudam. E agora? Reveja seu plano de negócios sempre que necessário. Ele não deve ficar engessado.
- Será necessário um financiamento? Avalie qual o capital necessário para que possa viabilizar o seu negócio.