
Você já teve vontade de abrir um negócio? Percebeu que é bom com o público e resolveu comprar uma loja? Isso é o empreendedorismo.
O empreendedorismo usa das habilidades e competências de cada um para se alimentar. Ele é a capacidade de idealizar projetos, a disposição para implementar novos negócios, de empreender, mesmo com riscos, mesmo com mudanças.
Se considera uma pessoa de visão? Talvez o empreendedorismo seja para você.
Mas o que faz um bom empreendedor?
- Habilidade de fazer algo.
- Vontade de novos projetos.
- Ter iniciativa e ir além do que é esperado que faça em suas funções.
- Coragem para encarar desafios, mas capacidade de planejamento.
- Ser organizado.
- Ser visionário; inovar pensando em algo que seja importante e que vá contribuir para a sociedade.
- Ser antenado às tendências de mercado.
- Ter capacidade para fazer sempre mais e ser generoso ao repassar seus conhecimentos para outros, de forma que o crescimento seja de toda a equipe, em conjunto.
- Reconhecer nichos de mercado e apostar em ser diferente.
- Ter habilidade para liderar pessoas.
- Ter condições de inspirar e influenciar pessoas.
- Ser criativo.
- Conhecer o negócio onde vai investir, saber sobre os processos e etapas necessárias.
- Pesquisa e estudo do negócio.
Como desenvolver minhas habilidades?
Se não é empreendedor, mas tem o sonho de desenvolver um negócio, há profissionais no mercado para assisti-lo e ajudá-lo a desenvolver todas as suas potencialidades.
Você terá o treinamento necessário para abrir e gerir um negócio, lidar com planejamento, finanças, logística, entre outras questões fundamentais. E, mais do que isso, vai trabalhar para descobrir qual é o caminho que deve tomar, descobrir seus talentos e até descobrir que há um novo ramo de mercado que te espera, que vai te motivar a mudar de área.
Empreendedor ou chefe?
É muito fácil identificar um empreendedor dentro de uma empresa. Sabe aquele de quem todo mundo se lembra quando o assunto é superação e boas ideias? Aquele que inspira os funcionários a fazer algo diferente e a descobrir seus talentos, dando espaço e incentivo para se criar algo novo? Esse é o empreendedor, o líder.
No entanto, o chefe, por outro lado, apenas delega funções e não motiva da forma correta. Não colhe tantos resultados e nem vê sua empresa crescer e sofrer transformações positivas. Gera menos valor para o negócio.
O empreendedorismo é uma habilidade e também um campo de estudo. Ele leva em consideração suas aptidões e conhecimentos. Empreender pode ser considerado uma arte. O profissional molda o seu negócio, investe e doa para ele suas características e seus valores.
Você está pronto para levar as noções de empreendedorismo para a sua vida?