
O que seria empreendedorismo social para você? Já ouviu falar?
O empreendedorismo social é aquele onde se investe em ações que vão beneficiar a todos; é um auxiliar no desenvolvimento da sociedade.
Mas onde se pode observar a atuação do empreendedorismo social?
Não confunda essa forma de empreender com o trabalho de ONGs, por exemplo. É um negócio social; o empreendedor trabalha de acordo com o mercado, porém o seu produto ou serviço tem como finalidade oferecer vantagens, oportunidades, difundir ideias e propor transformações sociais, preservar o meio ambiente, visando ao bem comum.
Utilizando técnicas estratégicas, de inovação, gestão e sustentabilidade, além de seguir as premissas da responsabilidade social, as organizações conseguem buscar soluções para problemas sociais. Suas ações promovem grandes melhorias na realidade de cidades e bairros e, mais diretamente, na vida de muitas pessoas.
Exemplos de empreendedorismo social
GRAACC
O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) já foi responsável pelo tratamento de milhares de pacientes de câncer. A instituição investe em estrutura, equipamentos, profissionais e dá todo o suporte necessário para os pequenos pacientes. E, ainda, o GRAACC realiza pesquisas na área de câncer, o que o faz ter ainda mais motivos para ser considerado um agente social.
É um fato notório que o câncer é uma doença de tratamento muito caro e que não é acessível a todas as classes sociais. Por esse motivo, um empreendimento social voltado para a saúde e cura do câncer é essencial para mudar a vida de muitas famílias.
Ashoka Empreendedores Sociais
Com o slogan “Todos podemos ser agentes de transformação”, a Ashoka Empreendedores Sociais é uma organização mundial que atua há mais de 20 anos no investimento em empreendedores sociais e está presente em mais de 85 países. A organização sem fins lucrativos busca negócios que tenham como beneficiadas as classes mais necessitadas.
Instituto Feira Preta
A Feira Preta foi criada em 2002 e tem como objetivo valorizar a cultura negra e expandi-las para toda a sociedade, além de mostrar a sua contribuição expressiva em produtos e serviços. A iniciativa, ainda, colabora para o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas e gera empregos e renda.
Você tem interesse pelo empreendedorismo social? Esperamos que as informações tenham sido úteis para saber um pouco mais sobre os negócios sociais.