
O âmbar é um produto natural que possui muitas propriedades interessantes.
A joia de âmbar, por exemplo, reduz a dor do bebê associada à dentição e reduz a irritação e o acalma.
Mas não é só para bebês. O âmbar tem propriedades de autocura para certas doenças, também para os adultos. É importante que o âmbar esteja em contato com a pele e pode ser usado como colar, pulseira ou pingente.
Se escolhido corretamente, os riscos para os bebês de usar um colar de âmbar são mínimos.
O âmbar nas questões ecológicas e econômicas
Por ser um produto natural, além de suas várias virtudes e benefícios terapêuticos, o âmbar é também, um material ideal para a confecção de joias, pois ele ajuda a acalmar um certo número de doenças, inclusive dos bebês, evitando o uso de medicamentos caros e pouco ecológicos.
Como escolher sua pedra?
O que é âmbar?
O ambar tem sua origem de resina natural, planta fossilizada à qual são atribuídas muitas virtudes.
Geralmente, existem 2 tipos: o cinza e o amarelo. O amarelo é usado para a confecção de colares com sua cor mel e laranja. Por ser um produto natural, é a natureza que vai dizer se o âmbar terá sua cor mais ou menos clara.E é devido a isso que às vezes você encontrará inclusões vegetais ou animais em certas pedras.
Encontramos pedras de âmbar de diferentes cores. Essas diferentes tonalidades são o resultado de uma grande variedade de pinheiro de onde vem a resina, da terra em que o âmbar é fossilizado ou até mesmo de eventos climáticos: o âmbar amarelo leitoso vem do vento que emulsionou a resina na árvore transformando-a.
É por isso que o colar de âmbar pode ser amarelo, preto, conhaque, verde, cereja ou até azul e isso em todas as variações. O colar de âmbar é muito conhecido desde a antiguidade por seus benefícios na pele e no humor. O âmbar é uma resina fossilizada proveniente em grande parte do Mar Báltico, uma antiga floresta primitiva datada entre 45 e 65 milhões de anos atrás.
Como funciona a pedra?
O estudo de Tales de Mileto mostrou que o âmbar produz íons negativos por fricção, que promove a circulação de energias por todo o corpo, afastando assim os efeitos da poluição eletromagnética. Esses íons negativos têm os seguintes efeitos:
- Melhorar a circulação sanguínea e seu pH;
- Regular o sistema nervoso e melhorar os reflexos;
- Ativa e melhora o metabolismo e combate a inflamação;
- Retarda a oxidação das células e promover a sua regeneração
O âmbar também é apoiado por muitas crenças um pouco excêntricas, como a crença de que o âmbar cora ao contato com um adúltero! Para recarregar a pedra âmbar com íons negativos, basta retirá-la por alguns minutos e colocá-la sobre uma mesa.
As virtudes do âmbar
O âmbar alivia infecções como angina, laringite e faringite. Também promove a cicatrização de certas lesões e ajuda a acalmar as ansiedades.
O ideal é usar a joia, seja ela pulseira, colar ou pingente, em contato com a pele por longos períodos. O âmbar possui muitas propriedades calmantes e anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento de muitas infecções.
Agindo como calmante para problemas nas articulações, reumatismo, artrite, osteoartrite, inflamação dos joelhos e quadris, o âmbar também é muito eficaz contra asma, eczema, psoríase ou outras erupções cutâneas. O âmbar, além de acalmar as irritações da pele, ele age como um catalisador de eletricidade, equilibrando nossos elétrons, por isso acalma, promove a atenção intelectual e nos permite dormir melhor.
Para os bebês, o âmbar é conhecido por ajudar com a dor de dente, mas também ajuda a reduzir a irritação nas dobras do pescoço ou assaduras e até mesmo estimular as energias e acalmar. O âmbar pode ser usado como colar, tornozeleira e até pulseira bebe.
Existem colares específicos para bebês com um nó separando cada pérola, limitando assim o risco do bebê engolir uma pérola se o colar quebrar. Esses colares geralmente ficam próximos ao pescoço, o que evita o risco de estrangulamento e a tentação de mastigar o colar.
Verificação da autenticidade do seu colar de âmbar
Seu colar deve ser oferecido a você junto com um certificado de autenticidade que foi emitido pelo joalheiro artesanal. Caso você tenha alguma dúvida, pode fazer um teste. Basta queimar um pouco da resina com uma agulha aquecida, deve sair um cheiro de pinho, caso seja falso, você terá um ponto preto e um cheiro de plástico.