“O Pequeno é o novo grande”, com essa ideia Seth Godin no faz refletir um pouco sobre o caminho que o pequeno negócio pode trilhar para conquistar grandes resultados. Antes da era digital, era difícil imaginar um pequeno negócio local com a possibilidade de conquistar milhares de clientes além daqueles dentro do seu próprio bairro. Hoje através de uma busca detalhada na internet, um comprador da região norte do Brasil pode encontrar um pequeno empresa artesanal em São Paulo. A internet derrubou os limites! Vamos aprender um pouco sobre como posicionar seu pequeno negócio para se tornar grande em resultados mesmo sendo pequeno em tamanho.
Segmentação bem definida
O primeiro passo é segmentação, você não vai conseguir vender tudo pra todo mundo, o submarino.com já faz isso é impossível você conseguir seguindo a estratégia do pequeno com grandes resultados.
Segmente o que você vai vender e para quem você vai vender. Tendo um produto, um cliente ideal, e uma oferta definida, as chances de você ser encontrado pelo seu cliente ideal, ou facilitar as coisas para que seu cliente ideal te encontre, tornaram as coisas mais fáceis pra você.
Cuide da sua reputação e presença digital
Você será encontrado, fará vendas e vai começar a lucrar com seu pequeno negócio. Agora é a hora de aumentar sua credibilidade e tornar quase irresistível o desejo que seus potenciais clientes comprarem de vocês. Para isso cuide de sua presença e reputação na internet.
O primeiro passo é criar uma página no facebook para seu pequeno negócio, reúna informações seus produtos e serviços, atualize sua página constantemente, anuncie para novos fãs, e nunca esqueça de usar o facebook como plataforma de relacionamento, resposta as perguntas das pessoas, e trabalhe para ganhar 5 estrelas tanto quando possível. Sua reputação trará benefícios futuros.
O segundo passo é criar um canal no Youtube, reúne dicas e informações sobre seus produtos e serviços, ou necessidades do seu cliente, não é necessário ter muitos vídeos, mas pelo menos algumas são importantes para construir uma presença interessante e aumentar sua credibilidade.
O terceiro passo é evitar problemas com clientes para que sua empresa não chegue até o Reclame Aqui, mas se chegar, tudo bem, use isso como uma oportunidade para resolver o problema do cliente e receber um “satisfeito” no Reclame Aqui, isso também ajudará novos clientes a confiarem em você, pois saberão que você sabe contornar inevitáveis problemas.
Posicione no Google para as palavras do seu negócio para sua região
Um erro muito cometido por pequenos empreendedores é criar um website ou blog e deixa-lo online sem atualizações, esperando que os clientes cheguem, é o famoso marketing da esperança. Pare de ser preguiçoso! Criar um blog ou site que forneça um grande conteúdo sobre o produto ou serviço que você está oferecendo, dessa forma você estará facilitando as coisas para que seus clientes te encontrem. Fique atendo a criar páginas que facilitem também para me você seja encontrado em sua região, falando claramente sobre seu bairro e cidade de atuação principal.
Parece confuso implementar tudo isso? É claro que é! Para aplicar cada uma dessas etapas é fundamental a preparação com cursos de marketing digital ou a contratação de profissionais do ramo.