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Marketing de referência: crie seu sistema de patrocínio de marketing em 5 etapas

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O marketing de referência é a grande parte esquecida do marketing de crescimento.

Isto é particularmente verdade no Brasil e é provavelmente a oportunidade mais mal explorada pelas empresas.

O princípio do patrocínio no marketing de referência é simples, você oferece aos seus clientes ou prospects para recompensá-los se eles lhe trouxeram outros clientes.

Neste guia, explicaremos como criar um sistema de referência eficaz em 5 etapas.

Sumário

Afinal, o que é marketing de referência?

O marketing de referência pode ser traduzido como “marketing de recomendação” ou “marketing de patrocínio”.

O conceito é muito simples, trata-se de montar um sistema que permita que seus clientes, prospects e parceiros recomendem você para seus contatos (referências), em troca, quando essa recomendação resultar em uma venda você os recompensa.

Esse sistema de patrocínio é uma ferramenta de marketing digital extremamente lucrativa.

Você confia em pessoas que o conhecem e que estão convencidas de seus serviços para que, por sua vez, convençam seus amigos.

A vantagem é que é muito mais fácil confiar em um amigo do que em um anúncio.

Quem pode criar um programa de indicação?

Todo o mundo. Realmente todo mundo. Um sistema de patrocínio ou recomendação de clientes é relevante para todas as empresas, sejam B a B ou B a C, grandes ou pequenas.

A diferença será feita nos meios implementados e na estruturação do seu programa.

Se você lida com 10 clientes por ano, o programa será informal, mas deve ser parte integrante de sua estratégia de negócios.

A ideia será saber quando e como organizar uma reunião com estes clientes e como pedir-lhes para os colocarem em contacto com um futuro cliente.

Se você lida com centenas ou milhares de clientes por ano, precisará de ferramentas para simplificar o processo e promover o programa de indicação.

É também provavelmente nesse tipo de negócio que o sistema de patrocínio pode ser o mais poderoso e criar um efeito bola de neve que excede em muito a eficácia de qualquer outra estratégia de aquisição.

Diferença entre marketing de referência e afiliação

Às vezes vemos uma confusão entre marketing de referência e marketing de afiliados. O princípio é geralmente o mesmo: recompensamos um cliente que nos recomendou a um novo cliente.

A afiliação, por outro lado, é na maioria das vezes um sistema mais profissional destinado a blogueiros, colaboradores de negócios e outros players digitais.

Eles falam sobre um produto ou serviço e recebem uma certa porcentagem sobre qualquer venda futura. Aqui, estamos mais próximos da publicidade do que da recomendação do cliente.

O marketing de referência é voltado para seus clientes e parceiros próximos, pessoas que realmente conhecem e usam seus serviços e produtos.

Eles recomendam seus produtos e serviços para parentes, pessoas que eles realmente conhecem. A taxa de conversão resultante é muito maior.

Como configurar seu sistema de patrocínio de marketing

Etapa 1: avalie seu potencial de indicação

Todos podem lançar um programa de indicação de uma forma ou de outra, mas dependendo da empresa, isso não envolve a mesma abordagem.

Para avaliar seu potencial de indicação, a primeira coisa é garantir que seus clientes estejam satisfeitos.

Parece óbvio, mas se você tem um problema de satisfação do cliente, não faz sentido confiar neles para anunciar.

Então você tem 3 perguntas para se fazer:

  • Quantos clientes ativos eu tenho a cada ano?
  • Quantos prospects em potencial podem conhecer meus clientes?
  • Qual é a margem média gerada por um novo cliente?

Com essas três perguntas você saberá se precisa ou não de uma ferramenta para simplificar a gestão do seu programa de patrocínio.
Por isso, quantos potenciais clientes cada representante pode trazer para você e o valor da recompensa que você pode dar aos patrocinadores, tal como as suas indicações no que diz respeito à margem gerada?

Etapa 2: estruture seu sistema de patrocínio

Configurar um sistema de referência de clientes não é tão simples. Você deve estruturar bem seu programa:

  • Quem são os clientes interessados ​​no programa de representantes?
  • A quem eles podem recomendar seus serviços?
  • Quais são suas ofertas de patrocínio, suas recompensas? (vale-presente, compensação direta, ingressos de shows… tudo é possível).
  • Quem vai lidar com as referências e como?

Você precisa entender e modelar o processo geral do seu sistema de patrocínio, caso contrário, você investirá energia e tempo em vão.

Etapa 3: escolha sua ferramenta de marketing de referência

Muitas vezes, este é um passo fundamental. Finalmente, existem poucas ferramentas bem projetadas para o programa de referências.

E se você não conhece um cliente destas soluções que te recomende, nunca as encontrará, é uma espécie de pacto que as soluções firmaram entre si.

A ferramenta é importante, deve permitir que você estruture adequadamente seu programa de indicação, para garantir que os representantes e suas indicações sejam tratados e recompensados ​​como deveriam ser.

Mas as ferramentas também são importantes para atrair seus clientes e impulsionar seu programa.

Etapa 4: integre seus clientes no programa de indicação

Este passo é crucial. A configuração de um sistema de aquisição de clientes por recomendação só funciona se seus clientes jogarem o jogo.

Isso não acontecerá por si só, você terá que se comunicar sobre este programa em seu lançamento, mas também ao longo de sua vida útil. Sem isso, a estratégia falhará.

Além da comunicação, a escolha da sua ferramenta é importante.

Não apenas teste os recursos que lhe interessam no gerenciamento do programa de indicação, mas também todo o túnel de criação da conta do representante.

Etapa 5: agitar o programa de patrocínio

O marketing de referência é de fato “marketing boca a boca”, mas o boca a boca não será suficiente para que essa tática funcione.

Você precisa se comunicar em suas redes sociais, via e-mail, em cada etapa da jornada de seus clientes com sua marca para que todos conheçam seu programa.

Uma vez registrado e se tornando um representante, você terá que renovar regularmente suas operações de patrocínio e modificar as recompensas, por exemplo.

Três exemplos de sistemas de patrocínio de marketing

1: imobiliário

Tomemos o caso de uma rede de agências imobiliárias especializadas em estabelecimentos comerciais.

O mercado imobiliário está em plena atividade, e pelo que consta no mercado, não é difícil encontrar compradores/inquilinos.

Certamente. Por outro lado, encontrar imóveis para todos esses potenciais compradores e inquilinos é um pouco mais complicado.

Abaixo, algumas das condições estão descritas para que o programa seja um sucesso:

  • O valor de uma transação é alto, vários milhares de reais de cada vez.
  • Para cada transação existem dois clientes satisfeitos, o vendedor e o comprador.
  • Cada cliente satisfeito provavelmente conhece vários potenciais compradores e/ou vendedores.

2: Contabilidade

Uma rede de contabilidade especializada tem dezenas de milhares de clientes para os quais asseguram nomeadamente as obrigações contabilísticas e fiscais, mas também o depósito dos estatutos e até um cartão bancário.

A premissa deles é a seguinte: um freelancer que trabalha conosco permanece um cliente fiel por muitos anos porque está satisfeito.

Os freelancers geralmente têm uma rede composta por muitos outros freelancers que provavelmente estão interessados ​​em uma gestão contábil de boa qualidade.

O programa de patrocínio também faz todo o sentido aqui.

Estamos em um programa de patrocínio que tem dois ganhadores: o patrocinador que ganha um ótimo cliente e o afiliado, que economiza um período X pela indicação.

O princípio aqui é, portanto, também muito simples e funciona.

3: Fintec

Este é um dos programas de patrocínio mais conhecidos, já que ele impulsionou o crescimento no mercado brasileiro a novos patamares.

Além disso, todos nós temos um amigo que foi mais insistente do que o mais motivado dos representantes de vendas e faz muito bem esse papel.

Este tipo de programa é interessante porque todos ganham, quando há um produto bancário muito bom, há uma recompensa significativa para o patrocinador e para o afiliado.

Conclusão

O marketing de referência também é usado como uma espécie de permuta em alguns tipos de nichos, onde há a troca de serviços por meio de indicação.

Por exemplo: o filho do seu cliente é dono de uma empresa que revende computadores de grandes marcas e você tem uma escola de cursos de T.I. Ao indicar a loja dele para um comprador, você pode negociar a recompensa de indicação por um computador.

Na prática, isso é algo positivo para todos, afinal, o empresário A ganha uma indicação com uma boa margem de lucro, enquanto o B economiza em uma nova compra para sua escola.

Contudo, o terceiro beneficiado dessa permuta, é o comprador que recebeu a indicação de onde adquirir seu no computador, pois ele certamente terá um bom atendimento.

Para finalizar, o marketing de referência coloca muitas opções de negociações e recompensas em diversos tipos de produtos ou serviços.

Sempre que possível, cogite identificar parcerias para obter um bom marketing de referência para o seu negócio.

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