
A terceirização de lugares de trabalho é uma tendência forte, portanto, se está interessado em entrar para esse ramo, é necessário aprender como fazer marketing para coworking.
O coworking tem um público bastante vasto, entre os profissionais que usam esse tipo de serviço, podemos citar:
- Freelancers;
- Funcionários remotos;
- Empreendedores iniciantes;
- Cooperativas.
Tendo isso em mente, é simples perceber a importância de investir em boas campanhas de marketing para atender a esse público.
O texto a seguir é destinado para quem quer melhorar o marketing do seu coworking, portanto, acompanhe as principais dicas nos tópicos abaixo.
Como fazer marketing para coworking
Em geral, o coworking é voltado para negócios B2B, esse dado é fundamental para direcionar as estratégias de marketing.
Isto posto, as dicas que vem na sequência são voltadas para empresas desse tipo, confira.
Marketing de conteúdo
Saber agregar valor ao serviço é muito importante na hora de chamar a atenção de possíveis clientes. O marketing de conteúdo é um instrumento valioso para isso.
Primeiramente, tenha noção do tipo de informação que seus clientes têm interesse.
Se o seu objetivo é trabalhar com uma empresa de plástico bolha, por exemplo, produza conteúdo com foco nesse ramo.
Veicule posts informativos no seu site ou blog, com o tempo, vai construir uma boa reputação entre o público e os negócios fluirão.
Funil de vendas
Suponha que seu site esteja experimentando uma alta nos acessos. Para garantir que a maioria dos leads contratem o serviço, é importante acompanhar o funil de vendas de perto.
O funil de vendas é formado pelas etapas que cada pessoa interessada percorre até decidir se quer ou não quer fechar negócio com uma empresa.
Fazer esse acompanhamento é útil para identificar quais são os tipos de conteúdo que mais atraem leitores.
Além da possibilidade de nutrir os leads mais propensos a fechar negócio com conteúdo extra.
Redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais estão entre os principais meios de comunicação da nossa época.
Isso faz delas grandes canais de promoção e divulgação, e no coworking isto é semelhante.
Pense em estratégias que deem as informações principais sobre o serviço e também proporcionem informações complementares.
Por exemplo, deixe os dados de contato em destaque nos perfis e poste fotos das dependências do coworking no Instagram.
Valorize as vantagens e as peculiaridades do negócio. Faça um post explicando o mecanismo de controle de acesso corporativo presente nos escritórios.
Usar as plataformas de programação de anúncios, como o Facebook Ads e o Instagram Ads, também é bastante indicado.
A grande vantagem de apostar nas redes sociais é ter possibilidade de alcançar o público de formas mais orgânicas e poder acompanhar os resultados de cada campanha em tempo real. Tire proveito disso.
Marketing viral
Uma outra possibilidade é incentivar os seguidores a propagarem a mensagem do coworking espontaneamente.
Esse é o chamado marketing viral, uma estratégia que se baseia na surpresa e na massificação para dar certo.
Para isso, você vai precisar pensar em uma campanha que mobilize o público e incentive o compartilhamento.
Aposte em estratégias de storytelling para associar a empresa a sentimentos ou valores positivos.
A viralização acontece quando muitas pessoas se identificam com a campanha e a repercutem.
Por se tratar de um lugar em que outros profissionais irão trabalhar, procure passar uma imagem aconchegante e acolhedora do coworking.
Marketing direto
O marketing direto é o conjunto de ações de marketing voltadas para um público que já tem interesse no que você está oferecendo.
O primeiro ponto é valorizar quem já está com você. Uma desentupidora Pinheiros com muitos anos de parceria, por exemplo, deve ser recompensada com benefícios e vantagens.
Esses benefícios podem ser brindes ou preços especiais.
No caso de pessoas que ainda não foram convertidas, o ideal é manter uma comunicação consistente com elas pelas redes sociais destacando as vantagens de contratar o serviço.
Um ponto chave do marketing direto é o senso de urgência. Por isso, vale mais promover ofertas por tempo limitado. A limitação incentiva as pessoas a consumirem mais rápido.
Webdesign
O site do coworking é o seu cartão de visitas, quem o acessa tem que obter uma experiência agradável e diferenciada.
Para ter certeza de que isso vai acontecer, não basta só investir em bom conteúdo, cuidar do web design é essencial.
O web design é responsável pela navegabilidade e responsividade do site. Isso envolve desde a arquitetura do site até as decisões visuais.
Um complemento importante é ter uma seção para a postagem dos conteúdos sobre conserto de placa de aquecedor solar. Um blog é uma ótima alternativa para isso.
Conclusão
Sendo assim, não é de hoje que o marketing é parte integrante das ações de todas as grandes empresas.
Portanto, a diferença é que na atualidade as oportunidades do meio digital são quase infinitas e estão à disposição.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.