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Como crescer de forma exponencial no mercado?

O crescimento exponencial de uma empresa diz respeito à capacidade dela de multiplicar resultados.

Esse conceito representa um novo jeito de classificar e gerir empreendimentos, seu foco não é somente o lucro, mas também o impacto no time de funcionários e na sociedade como um todo.

Para se ter crescimento exponencial é preciso integrar os setores produtivos, do RH à atuação dos colaboradores.

Além de saber como crescer tanto internamente, quanto externamente, no mercado. Por fim, prestar atenção às métricas que identificam a qualidade do desempenho da empresa.

Portanto, continue a leitura para saber mais sobre os elementos que compõem o crescimento exponencial.

Dicas para ter um crescimento exponencial

Todo e qualquer empreendedor iniciante sonha em transformar seu pequeno negócio em uma grande fonte de renda e satisfação para os envolvidos.

É o caso do mecânico em Suzano que se transforma em um executivo de uma multinacional.

Portanto, as dicas que reunimos a seguir servem para esses dois contextos e outros tantos mais.

Escolha o seu propósito

Um negócio bem-sucedido presume a escolha de um propósito maior, um objetivo que vá além de razões financeiras.

Analise sua capacidade e as suas intenções e defina qual será o seu propósito no mercado.

Podendo ser conscientizar as pessoas sobre causas ambientais ou ajudar a resolver problemas domésticos, por exemplo.

A questão é ter um propósito que sirva como o princípio norteador das suas ações.

Tenha a tecnologia como maior aliada

As tecnologias são as maiores aliadas da produtividade e da qualidade. 

Há ferramentas tecnológicas e softwares que auxiliam os seres humanos em diversas atividades, como colheita de algodão e resgate de fauna e flora.

No caso de empreendimentos industriais, as tecnologias são úteis para agilizar processos e diminuir ou até mesmo eliminar erros humanos.

O sistema de recrutamento também se beneficia dos avanços tecnológicos, principalmente na hora de analisar um número grande de currículos.

Gerencie bem as finanças

Você deve sempre medir seu lucro de acordo com as despesas mensais, sejam elas fixas ou não.

Sem um controle rígido das finanças, a lucratividade da empresa cai por terra uma vez que você não for capaz de pagar os custos de manutenção e o salário dos funcionários.

Fazer esse gerenciamento com qualidade é um segredo importante para se manter crescendo internamente e externamente. 

Portanto, se necessário, procure o auxílio de um profissional terceirizado.

Invista na cultura da organização

Uma equipe não é apenas um conjunto de profissionais que dividem o ambiente de trabalho.

Uma equipe é um conjunto de pessoas que estão sintonizadas na busca pelos melhores resultados de acordo com os objetivos da empresa.

Portanto, formar uma equipe exige esforço, investir em uma cultura organizacional é um passo importante para isso.

Esse conceito envolve:

  • Valores;
  • Hábitos;
  • Crenças;
  • Comportamentos.

Todos esses componentes devem ser reforçados na dinâmica interna da empresa, seja verbalmente ou por campanhas de endomarketing.

O objetivo é dar forma a um time de colaboradores que corresponda às expectativas do gestor, e por consequência, da empresa como um todo.

A importância dos indicadores de crescimento

Quando se fala em crescimento exponencial, as atenções devem se voltar para os dados que identificam o crescimento da empresa.

Esses dados são chamados de indicadores de crescimento, eles precisam ser acompanhados frequentemente para que o impacto das ações e das estratégias aplicadas seja avaliado.

Portanto, conheça 3 indicadores de crescimento importantes a seguir.

Marketing

É a partir do marketing que a empresa se apresenta para o mundo externo. As estratégias servem para atrair a atenção das pessoas e convertê-las em clientes fiéis.

No caso específico do marketing digital, o acompanhamento dos indicadores pode ser feito a partir da análise de dados, como:

  • Número de acessos;
  • Custo de aquisição do cliente;
  • Taxa de conversão;
  • Tempo de permanência no site.

Essas e outras informações ajudam na conferência do sucesso de determinadas estratégias no mercado.

Para ter mais garantia de impacto, pesquise quais são as palavras mais procuradas nos motores de busca e se baseie nelas para formar suas estratégias.

Se “comprar porta de ferro” é um resultado popular, produza conteúdo e anúncios sobre isso.

Recursos humanos

Os indicadores de crescimento dos recursos humanos são importantes para quantificar a qualidade do desempenho dos funcionários.

Dados como índice de rotatividade e índice de retenção de talentos indicam como é a dinâmica dos trabalhadores da empresa. Atente-se a eles para melhorar a experiência dos seus contratados.

Atendimento ao consumidor

Cuidar do atendimento ao consumidor é cuidar da longevidade da empresa no mercado.

Acompanhe de perto o número de reclamações e o índice de problemas resolvidos para saber se o seu atendimento está à altura das necessidades do público.

As melhores corretoras de seguro auto são aquelas que auxiliam os seus clientes em todas as etapas necessárias com a mesma excelência. Portanto, crescer exponencialmente é ter resultados positivos em todos setores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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