
Que bom seria se fosse possível aprender um novo idioma fazendo algo que a gente gostasse, né? Pois é, e isso é possível. Vamos explicar como aprender inglês com música.
Como aprender inglês com música?
- Para se motivar, opte por músicas das quais você gosta. Procure nas que você já ouve normalmente ou nos artistas com quem tem afinidade. Você vai descobrir um interesse natural em aprender suas músicas corretamente.
- Se prestar atenção à tradução de algumas músicas de gêneros diferentes, vai perceber que há diferentes linguagens, então não use-as como única fonte de conhecimento da comunicação em inglês, ok? Você deve aprender também como empregar as palavras e ter um vocabulário formal e do dia a dia.
- Estude as letras das músicas. Tente entender o que ouve.
- Leia a tradução. Se fizer esse exercício com frequência, verá o quanto aprendeu de vocabulário, expressões e até mesmo de construções de frases.
- Cante junto. Ainda que não tenha uma excelente voz, você vai fazer uma atividade prazerosa e vai aprender a pronunciar palavras. É bom escolher no início músicas que dêem uma pausa maior, que tenham um ritmo mais fácil de pegar o que está sendo falado.
- Observe nas músicas os linking sounds, que são as palavras que se juntam e formam um som diferente nessa junção. Um exemplo: na música de Frozen “Let It Go”, quando ela é cantada, se pronuncia algo como “Leri Go”. E é esse o nome da canção. A união serve para dar dinâmica e fluência às frases.
- A gramática deve ser estudada à parte, pois você não vai compreendê-la durante a música ou apenas lendo as traduções. Esses hábitos são um reforço. A gramática é a base do aprendizado correto do inglês. São aquelas regras ou aqueles conteúdos que você vai ter que aprender mesmo estudando.
A música é um estímulo fantástico para quem deseja aprender inglês ou aprimorar seus conhecimentos. É um aprendizado divertido, que estimula a se buscar mais informações a cada dia. É uma ferramenta que deve ser utilizada junto com o estudo da gramática. Se fizer esse casamento, só tem a ganhar e evoluir no idioma. Agora você sabe que é possível aprender inglês com música, então vá em frente, e bons estudos.