Pular para o conteúdo
Início » Jogadores de RPG são sedentários?

Jogadores de RPG são sedentários?

Publicidade

Os jogos de RPG ganharam muita popularidade no Brasil na década de 80 com o lançamento de Dungeons & Dragons (A Caverna do Dragão). Antes disso, somente era possível conseguir cópias do material original em inglês. Mesmo assim, a legião de fãs desse estilo de jogo era imensa.

Os jogadores de RPG podem ser considerados sedentários?

O sedentarismo é definido pela falta, ausência ou diminuição das atividades físicas ou esportivas. Ele é considerado a doença do século e uma das causas de muitas outras doenças como a obesidade, a depressão e as crises de ansiedade. Além disso, os músculos e articulações começam a se atrofiar e perdem sua flexibilidade e força.

Literalmente, o termo sedentário se refere ao sujeito que passa pelo menos um terço do dia sentado, seja por exigência da profissão, por algum hobby ou por pura preguiça.

No caso do RPG, que começou como um jogo de mesa, as partidas duravam horas e até varavam noites. Com o advento da internet, isso só se agravou. Alguns jogadores ficam dias sem ver a luz do sol porque não conseguem sair da frente da tela do computador.

Muitos fazem tratamentos com antidepressivos e ansiolíticos e são tratados do mesmo modo que pacientes com problemas psiquiátricos, tamanha a gravidade da situação.

Existe solução

Em primeiro lugar, lembre-se sempre que a prevenção ainda é o melhor remédio para tudo. O cuidado deve começar a partir do momento que o hobby começa a influenciar os seus afazeres do dia a dia.

Se a pessoa deixa de, por exemplo, ir à escola ou ao trabalho porque não consegue parar de jogar RPG é preciso procurar ajuda imediatamente.

Se a situação ainda está controlável, pequenas mudanças já podem fazer muita diferença na manutenção da saúde. Sim, será necessário limitar o tempo de participação nas partidas. Nos casos mais graves, até deixar de participar por algum tempo até que a pessoa se reequilibre.

Os jogadores de RPG podem combater o sedentarismo de uma maneira: se movimentando. Isso não quer dizer ficar se espreguiçando na cadeira. Se movimentar, aqui, significa andar, correr, pular, subir ou descer escadas, algo que faça com que o corpo cumpra sua função.

Só o fato de sair, ver o sol, respirar ar fresco, ver pessoas já é de grande valia para que o jogador de RPG consiga encontrar ânimo de fazer uma caminhada, por exemplo. Até levar o cachorro para passear vira uma atividade física que pode se tornar um hábito!

A alimentação também tem um papel importante. Fazer de 5 a 6 refeições diárias, em quantidades moderadas e de qualidade diversificada (ingerir sempre proteínas, carboidratos e gorduras boas) são muito importantes para manter o organismo equilibrado e evitar problemas mais sérios como a obesidade, o diabetes e a hipertensão.

Dormir de 6 a 8 horas diárias também é fundamental. Dar um descanso para o cérebro é importante para que ele possa se refazer das atividades intensas do dia a dia. A pessoa que tem maus hábitos de sono é mais irritável e mais propensa à depressão.

Considerações finais

O equilíbrio é a chave para uma vida saudável. É importante ter em mente que quando se faz tudo com moderação a saúde física e mental se fortalece.

Admitir que está com problemas é o primeiro passo para restaurar o equilíbrio. A alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, os bons hábitos de sono são os responsáveis pela prevenção de doenças graves que podem abreviar a vida.

Um hobby é algo em que se deva sentir prazer ao realizar. A partir do momento que vira um vício ou uma prisão, é necessário repensá-lo. Os jogadores de RPG são sedentários e podem vir a ter problemas sérios caso se tornem obsessivos. Fique atento.

Rate this post