
O investimento mais popular no Brasil é a velha poupança, mas será que ela tem motivos para ser a aplicação preferida da maioria?
A segurança e o fácil acesso da poupança fazem com que os investidores se acostumem com essa comodidade. Mas, a verdade é que há uma opção muito mais vantajosa do que poupar dinheiro em banco.
Neste artigo você vai conhecer mais sobre essa opção e descobrir porque deve largar a poupança o mais rápido possível e optar pelos rendimentos do Tesouro Direto.
O que é Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um sistema de aplicação financeira mantido pela Secretaria do Tesouro Nacional. Esse tipo de investimento permite que qualquer pessoa física compre Títulos Públicos Federais pela internet.
O governo lançou essa modalidade de tesouro como forma de arrecadar dinheiro para ser aplicado em diversas áreas como segurança, saúde e educação. É como se fosse um empréstimo, você deixa o seu dinheiro nas mãos do governo e recebe depois o valor de volta acrescido de juros.
Quais as vantagens de se investir no Tesouro Direto?
Risco muito baixo
Essa é a vantagem mais atrativa do Tesouro Direto, porque ninguém quer correr grandes riscos financeiros, principalmente em momentos de crise, não é verdade?
É possível começar com pouco dinheiro
Muitas pessoas gostariam de poder ter a oportunidade de fazer aumentar o seu pouco dinheiro guardado, mas acreditam que a poupança é a única opção.
O investimento mínimo no Tesouro Direto é de apenas R$30,00. Ou seja, é possível comprar os primeiros títulos com uma simples economia de uma pizza a menos no fim de semana.
Facilidade e comodidade
Você pode fazer todas as operações sobre os títulos adquiridos, como compra, venda, consultas e programações, em qualquer lugar com o simples uso de um computador conectado à internet.
Você sabe o quanto vai render
O Tesouro Direto também tem a vantagem de ser um investimento de renda fixa, ou seja, você saberá exatamente o quanto obterá de rendimento na data de vencimento de cada título.
Variedade de títulos
Outra vantagem da aplicação via Tesouro Direto é a quantidade de títulos com diferentes taxas de juros e prazos de retorno, que agradam diversos perfis e atendem situações diversas.
- Títulos de curto prazo;
- Títulos de longo prazo;
- Títulos pós fixados;
- Títulos pré fixados;
- Títulos que pagam cupons semestrais;
- Títulos vinculados à inflação.
Com essa variedade de títulos públicos, é mais fácil traçar uma estratégia de investimento que combine a situação econômica atual com o seu perfil de investidor.
Vantagem tributária
Diferente de outros títulos de renda fixa, que estão vinculados ao recolhimento de Imposto de Renda semestral, a modalidade do Tesouro Direto desconta o IR apenas na operação de compra, ou, então, no caso de cupons semestrais.
Quer fazer o seu dinheiro render o dobro da poupança, ter segurança e poder sacar o seu saldo com facilidade? Aproveite a oportunidade de investir no Tesouro Direto e comece a lucrar hoje mesmo.