
Quem diz que o seguro morreu de velho está muito certo. A cada dia, mais pessoas aderem ao investimento financeiro. Mas você sabe o que é um investimento financeiro?
Chama-se de investimento financeiro a ação de aplicar recursos, como dinheiro, capital em empresas, além de empréstimos, compra de ações, títulos de créditos, letras de câmbio, entre outros, com a motivação de ter um retorno (lucros).
Quem procura um investimento financeiro deseja guardar algum dinheiro e o aplicam de diversas formas visando a ter suas economias futuramente voltadas para uma velhice mais tranquila, fazer uma poupança.
Há muitas modalidades de investimento financeiro atualmente, tanto para quem aposta todas as fichas em um empreendimento ou nas ações de uma empresa quanto para quem é mais conservador e prudente. Destas se destacam os fundos de investimento, ações, caderneta de poupança, ouro, entre outras. Mas por que investir?
Onde fazer investimento financeiro?
- No fundo de investimento, quem está interessado deve investir ao menos um pequeno valor. A intenção nessa modalidade é gerar o máximo de lucros com o mínimo de riscos.
- As ações de empresas são ativos negociados na bolsa de valores. Se você compra uma ação, você entra em sociedade com a empresa. Se os resultados da empresa forem positivos, as ações sobem e você ganha, tendo participação nos lucros dela. Se você coloca capital em empresas, você faz um investimento financeiro nelas.
- Já a caderneta de poupança é um investimento tradicional, em que se paga juros baixos, mas é um meio seguro. Investindo nessa modalidade, há isenção do imposto de renda.
- O investimento em ouro é considerado seguro e pode ser feito em bancos. As barras de ouro podem ficar tanto com o investidor quanto em custódia do banco.
Informe-se sobre as possibilidades de aplicação das suas economias. Não invista até que esteja seguro de qual modalidade e de que forma o investimento financeiro irá suprir suas necessidades e anseios.
O investimento financeiro é uma ótima opção para quem tem um determinado valor que não fará uso imediatamente. Assim, o capital irá retornar para você, que ainda terá lucros no futuro.