
Para aqueles que trabalham alugando seus imóveis ou querem começar a alugar, deve conhecer os principais tipos de garantia apoiados pela lei. Somente trabalhando com essas garantias você terá mais certeza que apresenta bons produtos para seus clientes, proporcionando um feedback agradável de acordo com orientações legais.
Quando oferecemos um serviço essencial de garantia para nossos clientes, criamos uma confiança e uma boa imagem para a clientela, gerando satisfação e mais segurança e confiança na hora de alugar conosco. Fazendo as chances de um possível retorno serem maiores
Com as garantias de locação, conseguimos ultrapassar as burocracias quando queremos anunciar um dos nossos imóveis e alcançar suas metas e objetivos sem dor de cabeça! Hoje separamos os tipos fundamentais para manter seu negócio de pé!
Sumário
O que é a garantia de locação?
É essencial entender que para colocar seu imóvel disponível para alugar, você deve deixar claro para seu inquilino algumas condições estabelecidas pela imobiliária ou pelo locador, é fundamental explicar a importância de cada uma dessas condições para manter a confiança e evitar indenização.
As garantias fazem parte do mecanismo padrão que é aplicado para todos os inquilinos, o que garante bons resultados na hora de negociar ou apresentar seu produto outras vezes.
A finalidade da garantia é ter a garantia que todos os requisitos do seu contrato possam ser cumpridos pelo seu inquilino, a sua finalidade, em geral, é proteger o locador caso aconteça algum incumprimento das regras colocadas.
Não podemos negar que arriscar e por um imóvel disponível para aluguel pode envolver algumas ameaças e depende de muita cautela na hora de cuidar, por isso, a Lei do Inquilinato nos traz a oportunidade de incluir esses requisitos no contrato. Mas, aliás, você sabe quais são os principais tipos de garantia para alugar um imóvel?
Quais os tipos de garantia para alugar um imóvel?
Existem inúmeros tipos de garantia que podem ser aplicados em qualquer perfil de cliente, o que pode te ajudar a evitar burocracias de todo o processo da locação.
É essencial conhecer e saber os prós e contras de cada um dos tipos de garantia para conseguir escolher e determinar qual aplicar em sua locação.
Quando sabemos escolher qual a garantia perfeita para aplicar em nossa locação, tudo se torna mais fácil de ser administrado, permitindo que você tenha mais liberdade e tranquilidade quando quiser alugar seu imóvel.
Você conhece os tipos de garantia mais famosos que existem? Nos acompanhe que iremos te listar cada um e as suas vantagens.
Título de Capitalização
Esse tipo de garantia tem a funcionalidade de um investimento, onde o banco pode fazer a garantia do aluguel. Nesse caso, o inquilino deve comprar o título de capitalização e efetuar um pagamento de taxa todo mês.
Ninguém tem acesso a esse dinheiro até que o contrato chegue ao fim, porém em casos de inadimplência, o locador pode resgatar o título contratado para que seja liquidado a dívida aberta. Ao final do contrato, caso tudo corra bem, o inquilino pode pegar o valor com uma correção ou pode utilizá-lo como Título de Capitalização comum.
Caso tenha interesse em saber mais sobre essa cobertura, veja artigo da Accordous sobre Titulo de Capitalização para Aluguel.
Seguro Fiança
O Seguro Fiança é uma das garantias mais simples de se utilizar, é usada como variação para escolher entre caução e fiador. Sua finalidade é certificar que não haja problemas para o locador caso aconteça inadimplência ou outro caso.
A forma de utilizar é bem parecida com o que estamos acostumados, o seu diferencial é que quem efetua o contrato é o próprio inquilino caso seja exigido pelo locador, porém o proprietário ficará como beneficiado, pois é quem recebe todas as indenizações existentes na apólice.
O Seguro Fiança abrange vários tipos diferentes de cobertura. A mais comum trabalha com a cobertura de inadimplência do inquilino. Porém, as companhias de seguros preferem trabalhar com planos mais desenvolvidos, que cobrem outros prejuízos de moradia, como taxas de condomínio, imóvel danificado, IPTU, conta de luz, água, entre outros.
Depósito Caução
Outro tipo de garantia bem famoso é o depósito caução. O depósito caução equivale a um depósito antecipado de 3 meses de aluguel, para que possa usar esse valor como garantia em casos de inadimplências.
Em algumas ocasiões é necessário a criação de uma conta conjunta entre locador e locatário para que o valor seja depositado e devolvido com os juros após o fim do contrato de aluguel. Toda vez que o dinheiro é movimentado os dois devem ter consciência.
Existem outras formas para realizar a devolução, alguns preferem pagar o valor combinado apenas no final do contrato, porém não recebe o dinheiro de volta, cada vez que o contrato o dinheiro continua guardado até que o contrato chegue ao fim.
É essencial entender que podemos utilizar como garantia no caução os bens imóveis e móveis, como um terreno, uma casa, carro, entre outros. Utilizar o dinheiro como garantia não é uma regra, pode ser utilizado tudo de valor.
Caução Imobiliária
Dentro desse caso, temos a garantia desta locação através da hipoteca de imóvel, que deve ser incluído no contrato do aluguel e pode ser hipotecado em casos de inadimplências da parte do inquilino.
Para utilizar essa forma de garantia, o locatário deve utilizar uma escritura pública do imóvel, para que esteja certificado que o imóvel esteja quitado para que o locador possa hipotecar direto no cartório e deve ser registrado no contrato do imóvel.
Fiador
O fiador é uma das formas de garantia locatícia mais comuns e utilizadas no meio imobiliário. Uma ou mais pessoas devem assumir a responsabilidade de ser fiador de aluguel e caso o inquilino descumpra alguns dos requisitos do contrato o fiador deve ser responsável pela dívida gerada.
Um fiador deve apresentar uma situação financeira estável para que consiga lidar com todos os deveres do locatário, em casos de inadimplência. Você pode escolher qualquer um para ser seu fiador, alguns recorrem a familiares ou amigos.
As únicas exigências que o fiador deve cumprir é ter um imóvel quitado em seu nome, para ser usado como garantia, sua renda mensal deve ser confortável ou próxima ao valor do aluguel e a pessoa escolhida deve morar na mesma cidade onde o imóvel está sendo alugado.
Essas exigências podem acabar mudando dependendo da região ou imobiliária, por isso é essencial esclarecer os requisitos para o fiador escolhido. É fundamental escolher alguém de confiança.
Agora que você conhece os principais tipos de garantia, estude e analise qual você irá se adaptar melhor e qual deve aplicar em sua locação, é essencial entender a funcionalidade de cada uma e se encaixa com a sua necessidade.