Pular para o conteúdo
Início » Decoração minimalista: saiba o que é e como aplicar no seu imóvel

Decoração minimalista: saiba o que é e como aplicar no seu imóvel

Veja dicas de como você pode fazer a decoração na sua casa

Publicidade
Foto: Freepik

Quer deixar seu imóvel prático e com personalidade? Então a decoração minimalista é para você! Inspirada na ideia de que ‘menos é mais’, esse estilo mescla design e decoração, para compor ambientes com equilíbrio.

Alguns dos sinônimos utilizados para o minimalismo são praticidade, conforto e simplicidade. Em projetos que apostam nessa decoração podemos notar a ausência de exageros, presença de formas e objetos simples, além do uso de cores neutras e suaves.

A decoração é apenas uma das áreas do minimalismo, movimento iniciado por volta dos anos 60 nos Estados Unidos, pela influência do cenário artístico, cultural e também de auto expressão.

Na prática, a adoção do minimalismo é voltado a ideia de reduzir o uso de recursos e elementos, com aplicações na decoração, na arquitetura e também na engenharia.

Em um projeto com decoração minimalista é comum observar o uso de poucos móveis, que agregam em funcionalidade e garantem elegância ao ambiente.

Por outro lado, isso não significa deixar cômodos vazios ou sem vida. A proposta aqui é fazer uma boa escolha dos objetos de decoração, fazendo o uso de elementos que contribuam com o uso do espaço.

Também é importante ter em mente que embora a decoração minimalista siga um padrão definido, para obter bons resultados é preciso apostar em diferentes formas de organizar os ambientes de acordo com a sua funcionalidade.

Para a decoração da sala, o segredo está em investir na iluminação, com o uso de luminárias em pontos estratégicos, paredes claras e a presença de janelas que permitam a entrada da luz natural.

Também é interessante apostar no uso de formas geométricas, além de acessórios com listras e texturas, como almofadas e tapetes, que dão um toque aconchegante ao espaço.

Aplicar texturas nas paredes também é uma das características predominantes da decoração minimalista. Madeira, cimento queimado, tijolinhos brancos estão entre algumas das possibilidades para quem não tem medo de arriscar na decoração.

Para complementar o ambiente, quadros com molduras retas ou ainda o uso de plantas, dão um toque a mais na decoração e ajudam a compor o cômodo, sem exageros.

Para o quarto, a dica é investir em um ponto de destaque central, a exemplo de uma cabeceira para a cama. Em conjunto, o uso da cor branca ajuda a iluminar o ambiente, com um toque de sofisticação e elegância, principalmente na hora de dormir.

Para os móveis do quarto, a dica é apostar em peças com linha reta e que sejam multifuncionais, trazendo harmonia para o ambiente, sem sair da proposta da decoração. Outra sugestão é substituir o guarda roupa por tiras, que deixam as peças amostra para compor com o espaço.

Já na cozinha, o segredo está no uso de armários retos, de preferência na cor branca, em aço inox ou ainda madeira clara. Isso passa a sensação de organização e uniformidade do ambiente.

Agora que você já sabe como aplicar a decoração minimalista em cada ambiente da sua casa, veja dicas gerais de como tirar o máximo desse tipo de decoração.

Invista em poucos itens

Uma das principais ideias da decoração minimalista está centrada na proposta do menos é mais. Por isso, pratique o desapego e invista em poucos itens para a sua casa.

O segredo está em escolher itens funcionais, que têm o poder de fazer a diferença no espaço, como em sobrados em Curitiba por exemplo. Quando a área do imóvel é reduzida, investir apenas nos móveis necessários pode ser uma saída.

Isso também não significa escolher objetos sem graça ou sem vida, mas fazer escolhas que reflitam a sua personalidade, sem implicar em exageros na decoração.

Aposte em cores neutras

Cores neutras e em tons pastéis são algumas das principais características da decoração minimalista. Comum em ap para comprar em Curitiba, o uso dessas tonalidades remete a espaços leves, que são ao mesmo tempo confortáveis.

Para encontrar o tom ideal para a sua casa, a dica é pesquisar sobre a psicologia das cores e como ela influencia o sentimento de cada ambiente em que é aplicada.

Aproveite a luz natural

A iluminação natural só tem benefícios a somar na decoração, além de reduzir os custos com a geração de energia. A luz solar dentro de casa traz ganhos à saúde, além de quando combinadas com a luz artificial, dão a sensação de amplitude, efeito de ambiente maior do que realmente é.

Uma forma de ampliar ainda mais os resultados obtidos com a luz natural é apostar no uso de espelhos, vidros e revestimentos metálicos, com capacidade de refletir e ampliar o alcance da luz em outros ambientes dentro do imóvel.

Realize a limpeza e organização da casa

Na decoração minimalista, os móveis utilizados são apenas aqueles considerados essenciais. Para chegar a essa conclusão, é necessário colocar em prática o desapego.

Selecionar objetos para doar, vender ou descartar está entre uma das etapas importantes da decoração minimalista, que nos aproxima de uma vida sem excessos ou bagunças.

Adicione elementos naturais

Que tal trazer um pouco de vida para a sua casa? Uma das formas de fazer isso dentro da decoração minimalista é adicionando plantas nos ambientes.

A dica é buscar por plantas que tenham facilidade em se adaptar dentro de casa, podendo ser cultivada em vasos, floreiras ou ainda na forma de terrários, que não demandam tanto espaço para serem mantidos.

Investir na sua própria horta também é uma forma de trazer o verde para dentro de casa, enquanto gera frutos que podem ser utilizados na cozinha, como temperos e até mesmo hortaliças.

Outra dica é apostar em alguns formatos conhecidos de adicionar plantas dentro de casa como em jardins de inverno ou até mesmo em paredes vivas, que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Utilizar plantas na decoração é apenas uma das formas de dar um toque a mais no ambiente, enquanto adiciona vida a um novo espaço.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Rate this post

Deixe um comentário