
Nos últimos dez anos, o número de pessoas que exercem a função de cuidar de idosos aumentou muito, entre os motivos estão o envelhecimento da população e o aumento de pessoas buscados formas de renda.
Em função dessa expansão do mercado, muitas pessoas buscam informações sobre cursos profissionalizantes e de qualificação para atuar na área.
Com o aumento da população idosa, em vida agitada, muitas pessoas têm contratado o cuidador de idosos para ajudar dentro dos cuidados de suas famílias. Muitas vezes, os próprios idosos também precisam de ajuda profissional para realizar suas atividades restritas.
Curso
O Curso de Cuidador de Idosos tem a finalidade de formar sempre os profissionais que são capazes de exercer um excelente atendimento aos idosos, prezando sempre pela qualidade de vida e bem-estar do mesmo, destacando-se assim no mercado.
O que é?
A profissão de cuidador existe há bastante tempo, porém somente nos últimos anos que ela foi formalizada. Devido a algumas mudanças, por exemplo, as mulheres precisam sair para trabalhar para ajudar na renda familiar. O trabalho diário da família está cada vez mais agitado e é difícil encontrar o tempo necessário para cuidar dos idosos.
Embora algumas pessoas chegam à velhice com saúde, temperamento e bom humor, outras eventualmente sofrerão de doenças ou limitações à medida que envelhecem. Nesse momento, é necessário que o cuidador do idoso esteja presente.
Esta atividade requer muita preparação, aprendizagem e alguns conhecimentos na área da gerontologia, que é o estudo dos fenómenos relacionados com o envelhecimento humano. Além dos cursos, os profissionais também podem optar por fazer outros cursos, como, por exemplo: cursos de nutrição, primeiros socorros ou tecnologia de enfermagem.
Fazer cursos adicionais pode melhorar seu currículo e também ajudá-lo a encontrar um emprego melhor e a conseguir um salário mais alto.
Pesquisar, participar de cursos ou palestras para saber mais sobre qualquer doença que seus clientes estejam sofrendo – para que você possa entender o que seus clientes estão vivenciando, sentindo ou sofrendo e como melhor ajudá-los – vai mostrar que você os trata com cuidado.
Um profissional qualificado não só deixará a família mais segura, mas também o idoso. Você pode contratar um assistente social para cuidar de uma pessoa da família ou pode trabalhar em uma agência especializada e cuidar de várias pessoas ao mesmo tempo. Em qualquer caso, o contrato de trabalho garantirá os seus direitos como trabalhador.
Quais as funções desse profissional?
A principal função é acompanhar o idoso e, de alguma forma, ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida.
Essas funções sempre virão de acordo com a saúde física e mental do idoso e devem ser definidas sempre entre a família e o cuidador dentro do momento da assinatura do contrato de serviço.
Veja a seguir os assuntos que devem ser abordados dentro do curso:
Cuidar da higiene
Caberá ao profissional auxiliar o idoso no banho, cuidar de suas necessidades físicas, trocar fraldas, cortar unhas, hidratar a pele e quaisquer outros cuidados essenciais à saúde do idoso quando necessário.
Cuidar da alimentação
Ele será responsável por preparar cardápios saudáveis para idosos e verificar a despensa, eficácia e qualidade dos alimentos. Em alguns casos, você também pode ser responsável pela compra dos alimentos necessários.
Proporcionar atividades de lazer
Atividades recreativas, como, por exemplo: conversar, caminhar, levar idosos para passear, banho de sol ou fazer atividades artesanais. Você pode até ler histórias, jornais ou revistas – tudo depende da condição e do gosto da pessoa que está sendo cuidada.
Acompanhar em saídas
As saídas diárias podem ser de lazer, como, por exemplo, acompanhar idosos em grupos de idosos, cinemas ou teatros, e a equipe de enfermagem cuidará de seu desenvolvimento social – ou visitar um médico. Se for esse o caso, o mantenedor deve relatar tudo o que for dito ou prescrito à família.
Administrar medicamentos
Uma das responsabilidades dos cuidadores de idosos é sempre garantir que eles sejam administrados na dose correta e no momento correto. Ele também deve compreender as possíveis reações dos idosos, especialmente quando novos medicamentos são introduzidos.
Adequar o ambiente
Os profissionais devem obter autorização dos familiares para adequar o ambiente domiciliar de acordo com as necessidades dos idosos, movimentar móveis ou retirar tapetes ou objetos que possam colocar em risco sua segurança.
O que faz um cuidador de idosos?
O cuidador mais velho tem outro papel a desempenhar. Além de apoiar o idoso no cumprimento de suas promessas e ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, esses profissionais também devem exercer as seguintes atribuições:
- Garantir uma alimentação saudável aos pacientes;
- Saber seguir as prescrições e o descarte de medicamentos;
- Cuidar da higiene pessoal, incluindo cortar unhas, pentear os cabelos, dar banho e auxiliar na limpeza após ir ao banheiro etc.;
- Troque o curativo se necessário;
- Proteger a casa do paciente; e
- Contate membros da família.
Podemos definir que os cuidadores são empregados que trabalham em um horário de trabalho fixo, que poderão ser estipuladas ou não dentro da hora de trabalho.
O que é preciso para atuar como cuidador?
Para ser um cuidador de idosos, é fundamental ter as características específicas, como, por exemplo, disposição para cooperar com os outros, grande paciência com as adversidades e empatia para entender o paradeiro dos outros.
É muito importante compreender sobre a legislação da profissão, que estipula os direitos e obrigações da profissão. Hoje em dia, o cuidador é trabalho doméstico. Portanto, seu contrato deve ser regido pelas regras de emprego CLT ou freelance.Se você deseja trabalhar nesta área, saiba que deve ter pelo menos educação básica e cursos online dentro de uma excelente instituição que ofereça Curso Online com Certificado. Com o curso, você estudará a realizar todas as necessárias para garantir qualidade e segurança.