
O profissional da Odontologia lida com a saúde bucal dos seus pacientes. Suas funções são tratar problemas e doenças existentes, diagnosticá-las, trabalhar na prevenção e indicar medicamentos apropriados para o quadro do paciente.
Mas não é apenas a saúde da boca e dos dentes que diz respeito ao odontologista. Ele também lida com a parte estética. Dependendo da especialização feita pelo profissional, ele pode estar apto a trabalhar como ortodontista, fazendo correções de mordidas, através de tratamento que lida com aparelhos e aquele acompanhamento mensal já conhecido por quem precisa corrigir os dentes.
Além dessa, outra área de especialização interessante tanto no campo estético quanto da saúde para o profissional que se forma em odontologia é o de cirurgia buco-maxilo-facial, que trata de casos de pacientes que sofreram acidentes que prejudicaram sua estrutura facial, problemas genéticos ou não responsáveis por atrapalhar a qualidade de vida das pessoas, que se deparam com dificuldades para morder e engolir alimentos, entre outras.
Algumas atuações da odontologia
- Tratamento de cáries e outras doenças periodontais
- Diagnóstico de doenças bucais
- Tratamento de canal
- Extração dentária
- Implante de próteses dentárias e de pinos
- Aparelhos ortodônticos
- Traumatismo facial
- Cirurgias
- Biópsias
- Dentística
- Odontopediatria
- Odontogeriatria
- Odontologia legal
- Disfunção têmporo-mandibular e dor orofacial
- Estomatologia
- Radiologia odontológica e imaginologia
Mercado de trabalho
O dentista pode atuar tanto em um consultório próprio, onde deve investir em um ambiente seguro para os pacientes, com boa localização, limpeza e cuidados frequentes, materiais esterilizados e equipamentos, quanto em clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde, sindicatos, escolas, cooperativas, ONGs que lidam com atendimento social, entre outros.
O salário médio previsto para o profissional formado em odontologia é R$ 3.214,32, o que pode variar de acordo com a sua região de atuação, experiência e especialidades na área.
Sobre a busca pelo curso nas universidades, é possível dizer seguramente que ainda é uma das carreiras mais concorridas no campo da saúde.
Embora seja uma profissão ainda muito procurada pelos estudantes que desejam ingressar na faculdade e escolher uma área de trabalho, a odontologia apresenta inúmeras oportunidades afastadas dos grandes centros urbanos, como o interior das cidades, locais que carecem de todo tipo de assistência e que, certamente, o trabalho desses profissionais será de grande valia e reconhecimento.
Você deseja ingressar na carreira da odontologia? Qual campo de especialização seria o seu interesse ao se formar? Deixe a resposta nos comentários.