
Tem dificuldades de memória? Esquece com facilidade o conteúdo que aprendeu? Conheça a neurociência e use-a a seu favor.
O que é a neurociência?
A neurociência nada mais é do que o estudo do sistema nervoso, ou seja, do comportamento, desenvolvimento, funcionamento da sua, da nossa mente. Bom, então podemos concluir que ela lida com as questões relacionadas ao cérebro e aos sistemas nervosos central e periférico.
A neurociência ajuda a aprender melhor
Se a área sabe tanto assim sobre o cérebro humano, ela certamente tem muito o que colaborar para o seu aprendizado. Quando se aprofunda no assunto, descobre-se que o desenvolvimento do nosso cérebro depende de muitos fatores, dentre eles o fator social.
Isso mesmo. Uma boa integração entre o organismo humano, o cérebro e o meio social, bem como os estímulos provenientes desse relacionamento ajudam a desenvolver melhor esse complexo e capaz de inúmeras potencialidades órgão chamado cérebro.
Estudar o cérebro é algo muito amplo, afinal, ele é responsável pela coordenação motora e por quase todas as atividades vitais. A neurociência realiza todo um processo de investigação que engloba o seu estado normal ou patológico, o que envolve as características fisiológicas e até anatômicas dele, porém não para por aí.
O funcionamento do cérebro ainda está relacionado com outras áreas de estudo que vão além da saúde. O fator social, que já adiantamos, será analisado, por meio das reações comportamentais do indivíduo, emoções, pensamentos, a linguística, a semiótica, o conhecimento e o aprendizado. Um estudo bastante profundo e realizado em diversos níveis.
Mas como a neurociência pode me ajudar?
Se a neurociência analisa os efeitos das terminações nervosas no corpo humano, ela também pode auxiliar no desenvolvimento:
O coaching é uma metodologia que visa a orientar e desenvolver os indivíduos nos mais variados setores da vida. E, é claro, não poderia deixar de estudar também a neurociência.
Combinadas, as disciplinas podem oferecer ao aluno – ou coachée – a possibilidade de capacitação em diversas áreas, como, inclusive, o talento e potencial de cada um, e de melhorar suas capacidades mentais a ponto de ajudá-lo a aprender melhor.
Por meio de mapas mentais, o coach visualiza estratégias eficientes e propõe técnicas que vão estimular e melhorar as habilidades das pessoas que serão treinadas por ele.
Sendo assim, o comportamento, as emoções, pensamentos – aqueles que limitam e tiram a confiança do indivíduo em si mesmo – e tudo aquilo que corresponde ao aprendizado e ao modo como se percebe e interage com o mundo à nossa volta pode ser transformado.
Você já havia ouvido falar na neurociência antes como uma ferramenta para aprender melhor? Esperamos que as informações tenham sido úteis.