A habilidade para desenhar bem não é para qualquer pessoa. Normalmente, os primeiros passos no mundo das expressões gráficas começa na infância, quando se descobre em casa um pequeno desenhista.

Por desenho artístico não estamos falando de rabiscar paredes, pintar com tinta guache os móveis e chão, nem carimbar tudo o que vê pela frente. Esses hábitos são das crianças que estão tendo seus primeiros contatos com as cores e ainda aprendendo o que é possível criar.
Mas aqueles que descobrem desde cedo o apreço pelos detalhes, pelas sombras, silhuetas das imagens, pelas expressões faciais e corporais e nuances de cor, como o degradê, eventualmente, podem chegar à adolescência e fase adulta pensando em se aprofundar e mergulhar em fazer disso sua profissão.
E como escolher uma profissão que envolva um certo talento de desenhista e que traga realização? Separamos algumas áreas que podem fazer um excelente uso de suas habilidades e para quem gosta de desenhar.
Atuação para pessoas que gostam de desenhar (não abandone seu lado desenhista)
Arquitetura e urbanismo
No curso, você irá descobrir muito mais do que métricas e o mundo dos materiais de construção: você unirá seu conhecimento estético e irá agregar a sua aptidão a projetos que ganharão mais beleza e funcionalidade.
Publicidade
O desenhista faz, na verdade, criações. E a área de Criação de uma agência está de braços abertos para receber pessoas com mente criativa, traços diferentes, inusitados, refinados e que conquistem sua ampla cartela de clientes, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Prepare-se para aceitar a parceria da tecnologia e de programas altamente munidos de ferramentas da atualidade. Eles te ajudarão nessa caminhada, basta você se dar tão bem com a máquina quanto lida com o lápis e giz.
Design
Design de interiores, Design gráfico,web design, design de embalagens e muitos outros. O design está atrelado a esse caráter de traços, cores, texturas. Enfim, tudo o que você vai gostar bastante de ter como matéria-prima no seu dia a dia.
Artes
Nesse curso, você pode descobrir outras paixões, como a música, a dança, a escultura e outras. Isso porque o desenhista costuma ser aquele que observa detalhes que outras pessoas não, e é essa sensibilidade a responsável pelo talento de um artista, seja ele das artes plásticas ou do cinema, por exemplo.
Artes visuais
Nessa área de trabalho, é possível criar obras que vão desde gravuras, passando pela pintura, esculturas e até colagens. O que vale mesmo é usar a criatividade e o dom de desenhar para transformar materiais em algo novo e inspirador.
Restauração
A restauração e o resgate de uma história, preservando ou devolvendo a uma peça seus traços originais, marcantes de uma época, são a mais profunda prova do respeito pela arte e criação. Sendo assim, o desenhista nato pode devolver ao que o tempo tratou com pouco carinho a beleza e definição de um dia.
Moda
Toda a delicadeza, suavidade, criatividade e inovação do desenho podem se voltar para os croquis e grandes projetos da área de moda, em que se empresta a beleza das linhas para vestuário e acessórios que podem ganhar o mundo e ser objeto de desejo de muitas pessoas.
Há, ainda, muitas outras áreas onde a pessoa que gosta de desenhar pode atuar, de forma a contribuir com a sua arte e se sentir realizado com os resultados. Qual área mais te interessa no campo das expressões gráficas?