O TCC é um dos momentos mais marcantes da vida acadêmica. Entretanto, muitos sofrem nesta etapa, chegando a desistirem da vida acadêmica para evitarem este trauma.
Compilamos 5 dicas originais para te ajudar a produzir seu TCC com qualidade e sem estresse.

1 – Planeje-se
Realize um cronograma de estudos respeitando sua realidade e seus limites, tornando as atividades para produção do TCC frequentes. Prefira dedicar-se dia após dia ao invés de sentar para escrever tudo de uma vez só em um único dia.
Sabemos que a vida acadêmica é acompanhada por uma grande correria, como fazer estágios, trabalhar, enfrentar trânsito, cumprir as matérias e, ainda, o TCC! Porém, é melhor escolher dar um plus no dia a dia, dedicando-se uma ou duas horas diárias, do que passar 24 horas de um sábado, domingo ou feriado fritando o cérebro no TCC.
Isto ajudará sua mente a perceber a escrita como um processo, feita por diversas etapas, e não algo realizado em um único momento e relacionado com o estresse, a ansiedade e o senso de urgência.
2 – Entenda o que é um TCC
TCC é uma monografia: o estudo de um só tema.
A ideia é permitir ao estudante articular, de diferentes modos, os conhecimentos e habilidades adquiridos nesse período da vida acadêmica através do exercício da pesquisa de um único tema.
Qualquer bom orientador não espera que seu orientando supere a Teoria da Relatividade produzindo um TCC, mas que ele tenha o domínio básico de como fazer uma pesquisa, articulando os conhecimentos e habilidades da formação acadêmica.
Lembre-se: o TCC não é só um processo de produção de um texto, mas, principalmente, de aprender a pesquisar.
3 – Escreva sem medo
Um dos erros de muitos estudantes é postergar a escrita.
Leem textos, artigos, fazem anotações em aulas de ideias que poderiam usar em seus TCCs, deixam tudo pronto na cabeça, mas, com o tempo, as ideias se perdem por não terem sido registradas em algo.
A dica é escrever constantemente, sem medo de errar. Lembre-se que o TCC é um trabalho de aprendizagem. Não pense que tudo o que escrever será definitivo e intocável.
A produção de um TCC fundamenta-se na escrita e, principalmente, na reescrita. Escreva diferentes rascunhos e versões do mesmo texto. Passe as ideias para o papel, mesmo que de maneira aleatória e embrionária.
Isto ajudará não só a gravar a ideia, mas também a torná-la mais clara para si mesmo. Lembre-se de uma das regras de ouro dos bons escritores: escreva primeiro com o coração, depois com a razão.
4 – Diversifique suas fontes
Utilize diferentes fontes bibliográficas para seus estudos, como livros, artigos científicos e pesquisas acadêmicas de outras pessoas, como TCCs, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
Pela internet é possível acessar bancos de dados riquíssimos, que podem fazer a diferença no seu TCC, como o IBICT ou o Scielo.
Olhando superficialmente para diferentes fontes sobre o mesmo tema, você poderá perceber quais são as bibliografias mais utilizadas e indispensáveis, otimizando seu tempo.