
É perfeitamente natural que o seu cabelo caia durante o sono, nos lençóis ou travesseiro, quando você o penteia ou escova, enfim. Mas se ele cai em uma quantidade exacerbada deixando falhas na sua cabeça, então isso pode ser o indicativo de alguma deficiência, o que pode levar à alopecia e calvície.
Se este for o seu caso, são muitas as possíveis causas para que isso esteja acontecendo e você precisa identificá-las, mas, em última análise, seu corpo provavelmente está com déficit de biotina.
O que biotina
Isso mesmo, a Biotina é a vitamina que deixa o cabelo saudável, forte e bonito. É clinicamente comprovado, portanto, que manter um bom nível de biotina em seu organismo é tão essencial quanto manter outras vitaminas e minerais essenciais.
A biotina é necessária para a saúde do seu cabelo e também para o seu bem-estar geral. Médicos e especialistas indicam o consumo de Biotina para aqueles que sofrem de problemas capilares, além de outros suplementos.
Sendo que tratamentos que se preocupam com a parte nutricional do paciente, consegue melhores resultados, como no caso do Protocolo MFC, desenvolvido pela Tricologista brasileira, Geovanna Souza, da Clínica Follicles.
Alimentos com biotina
Existem alimentos que possuem uma boa quantidade de biotina, como a gema do ovo e o fígado, porém, você deveria consumir uma grande quantidade desses alimentos diariamente para obter seus benefícios. Por isso a necessidade de se utilizar suplementos indicados pelo seu especialista.
Mais alguns alimentos ricos em Biotina:
- Amêndoa, salmão, semente de girassol, ervilha, abacate, aveia, carne de porco, batata-doce, soja, amendoim, cogumelos, levedura de cerveja, entre outro.
Pessoas com problemas gástricos como azia, refluxo, gastrite, etc, podem apresentar uma baixa absorção de biotina, porque comumente consomem antiácidos como forma de tratar os problemas citados, e isso tem um efeito negativo na absorção da biotina, tendo a queda de cabelo como efeito colateral do tratamento gástrico.
Então agora, você definitivamente concordará que a biotina de fato é um alimento para nosso cabelo, e um suplemento essencial para a saúde do mesmo.
Xampus e loções com biotina
Xampus e loções que contenham essa vitamina também podem auxiliar no tratamento, porém, tanto esses produtos de uso tópico (aplicação local) como os de uso via oral, como os suplementos, devem ser cuidadosamente elaborados para cada caso, para cada paciente. Por isso, evite se automedicar.
Procure um tricologista com referência e resultados que fará testes e descobrirá quais suas necessidades específicas, e junto a uma farmacêutica e a uma nutricionista, desenvolverão os suplementos e ativos tópicos para o seu caso específico.
O que a Biotina mais faz pelo seu corpo?
A biotina é parte integrante da família do complexo B, também conhecida como vitamina H ou vitamina B7. É solúvel em água, o que significa que, se o corpo estiver alto nível de vitamina H em um determinado dia ou horário, ele será eliminado pela urina.
Esta biotina é produzida no intestino com a ajuda de bactérias que lá existem. Essa vitamina ajuda no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos, e auxilia a manter o açúcar no sangue estável. Ou seja, é benéfico também para os diabéticos..
A biotina ajuda a processar a glicose e sabemos que a glicose é uma das fontes de energia do nosso corpo para realizar o trabalho e minimizar o desgaste do organismo.
A biotina também ajuda na produção de DNA, RNA e ácidos nucleicos e na produção de ácidos graxos. Dependem também da biotina, o crescimento e replicação das células. Sendo assim, além de ajudar a manter a boa saúde do cabelo, tem vários benefícios para o organismo de uma forma geral.
O que o déficit de biotina pode ocasionar?
Além de problemas capilares, como queda de cabelo, calvície temporária, ressecamento, a falta de biotina pode levar a perda de apetite, náusea, depressão, dermatite, anorexia e anemia.
Portanto, fica muito claro a importância da biotina e de uma alimentação adequada com suporte suplementar personalizado para que se mantenha a saúde dos cabelos e couro cabeludo.