Pular para o conteúdo
Início » Você sabe como escolher as melhores frutas?

Você sabe como escolher as melhores frutas?

Nem madura e nem verde: saiba o que deve ser observado para levar as melhores frutas para casa

Publicidade
Foto: Magda Ehlers/Pexels

As frutas são alimentos cheios de vitamina e devem fazer parte de uma alimentação saudável para todas as fases da vida. Consumir variedade é um dos segredos, já que cada tipo possui nutrientes e propriedades diferentes. Você compra sempre as mesmas frutas? Além da sua saúde, seu paladar também está perdendo.

Outro segredo é escolher bem. Mas você sabe o que observar no hortifruti na hora de selecionar o que vai levar para casa? A aparência é importante, mas não é o fato mais relevante. Nem sempre as frutas maiores e mais bonitas são as melhores. Confira esta lista com dicas de fatores para observar.

Prefira as da safra

Você sabe quais são as frutas de cada estação? O desenvolvimento da tecnologia possibilita que quase todas estejam à disposição o ano todo, mas, sempre que possível, ainda é preferível escolher as frutas da safra, pois elas, geralmente, são mais nutritivas e saborosas nesse período.

Outra vantagem é que, por haver maior disponibilidade, as frutas da safra costumam ser mais baratas. Isso sem falar que optar pelas frutas de cada época é uma das melhores maneiras de garantir que você vai consumir variedade durante o ano todo.

Compre na casca

Hoje em dia é possível encontrar frutas já descascadas e picadas em embalagens, prontas para o consumo. Essa pode até ser uma opção naquele dia de correria, certamente mais saudável que alimentos industrializados, mas, sempre que possível, dispense essa praticidade.

É importante lembrar que a casca é uma embalagem natural, que garante a melhor conservação das características daquele alimento. Isso sem falar que precisamos gerar menos lixo e o plástico é o pior deles.

Prefira a unidade

Muitos estabelecimentos vendem a fruta em pacotes fechados, mas isso pode ser uma estratégia para camuflar algumas que não estão tão boas entre outras. Sempre que possível, prefira escolher uma por uma, mesmo que vá levar uma boa quantidade.

Verifique se está no ponto

Na maioria das frutas, a textura é o maior indicador se ela está madura ou verde. Em geral, o ideal é que a fruta não esteja nem dura, nem macia demais.

Algumas frutas, no entanto, têm cascas que impedem que você as apalpe. Fizemos uma lista com dicas sobre algumas delas.

  • Melancia – o ideal é conseguir ouvir um som abafado ao dar uma leve batida nas extremidades;
  • Banana – prefira as com cor viva e poucas manchas;
  • Coco – no fresco, o ideal é não ouvir barulho de água (o que significa que está mais cheio); no seco, o mais pesado tem mais polpa;
  • Abacaxi – é sinal de que está maduro se você tentar puxar uma das pétalas da coroa e sair com facilidade;
  • Melão – o ideal é que a cor seja viva e a casca esteja firme;
  • Pêssego – além da textura, a casca deve ser firme e sem rachaduras;
  • Mamão – não deve estar manchado ou enrugado. Se estiver amarelado ou alaranjado, geralmente está bom.
  • Maracujá – a casca enrugada é um bom sinal;
  • Uvas – elas devem estar firmes e não se soltarem facilmente dos cachos.

Use os sentidos

Na maioria das frutas, o aroma é um ótimo indicador de qualidade. Prefira aquelas que parecem frescas. O cheiro muito forte pode indicar que a fruta está perdida ou quase.

A visão também é um sentido importante. Resguardadas as particularidades de cor de cada espécie, as melhores frutas costumam ter a casca brilhosa e bonita.

Prefira as menores

A aparência pode enganar. Uma fruta muito grande pode estar bonita apenas por fora, tendo partes já estragadas ou verdes dentro. Na dúvida, opte pelas menores, que você vai poder avaliar melhor.

Rate this post

Deixe um comentário