Saiba o que você precisa reduzir ou cortar de suas refeições para manter seus dentes brancos por muito mais tempo

Abrir um sorriso com dentes brancos é uma sensação muito prazerosa. No entanto, para que esse mesmo sorriso se mantenha branco por toda a vida, é preciso ter atenção aos alimentos e bebidas que são consumidos.
É inevitável: com o tempo, os dentes vão “escurecendo” e se desgastando devido ao que ingerimos, além de alguns outros hábitos, como o tabagismo, por exemplo.
Obviamente, um clareador dental pode devolver o branco dos dentes, mas o efeito só é prolongado quando evitamos substâncias que podem manchar ou até estragar o esmalte dentário.
Continue a leitura para saber quais são os alimentos e as bebidas que mancham os dentes. Assim, você conseguirá mantê-los brancos por muito mais tempo.
Alimentos cítricos
Os ácidos presentes nesses alimentos têm o poder de deteriorar o esmalte, deixando os dentes amarelados e, em algumas situações, expondo a dentina. É por isso que certas vezes, ao consumimos alimentos extremamente azedos, sentimos uma sensibilidade aguda e momentânea.
Além disso, o consumo excessivo de alimentos muito ácidos pode aumentar a porosidade dos dentes e deixá-los mais suscetíveis às manchas causadas por outros alimentos.
Café
Temos um notícia triste para os amantes do café: essa bebida tem um alto potencial de manchar os dentes.
Os taninos contidos no café, que são um tipo de ácido, descolorem os dentes. Devido a isso, a tonalidade forte da bebida e suas micropartículas escuras se alojam nos dentes, causando manchas escuras e muito difíceis de serem eliminadas.
Doces
O açúcar presente nos doces de todos os tipos ficam alojados nos dentes e se transformam em um banquete para as bactérias da boca. Enquanto elas comem o açúcar, liberam os ácidos que causam a cárie, escurecendo os dentes e causando outros problemas.
Portanto, se for pra comer um docinho, que seja moderadamente e, logo após comê-lo, faça higiene bucal total (não basta apenas escovar os dentes).
Refrigerantes e energéticos
A quantidade elevada de açúcar nessas bebidas é um atrativo e tanto para bactérias causadoras da cárie, que liberam ácidos e escurecem os dentes. Além do açúcar, um potente ácido, os refrigerantes e energéticos também possuem corantes e aditivos de sabor que mancham e corroem os dentes.
Ou seja, se você quer ter dentes brancos, esqueça essas bebidas. Elas possuem um mix de substâncias ácidas, corrosivas e corantes, a combinação perfeita para dentes escuros e manchados.
Chá e outras infusões
Chá (o chá verde) e outras infusões (conhecidas por nós como chá), apesar de serem muito benéficos para a saúde, também contêm taninos, que desgastam o esmalte do dente e causam manchas. Por isso, os chás brancos também podem manchar os dentes.
No entanto, diferentemente do café, o consumo precisa ser excessivo e contínuo por anos para as manchas aparecerem.
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como morango, mirtilo, cerejas, framboesas, amoras e romãs, sem dúvidas são excelentes antioxidantes e precisamos comê-las durante a vida para manter nossa saúde equilibrada.
Apesar disso, essas e outras frutas em tons vermelhos vibrantes possuem corantes naturais muito potentes. Por isso, elas, os sucos e as receitas que as utilizam podem manchar os dentes.
Vinho
Quem derrubou vinho tinto em uma roupa branca sabe toda a potência que a bebida tem para manchar as coisas. Com seus dentes não será diferente.
Mas não é só o vinho tinto que pode manchar seus dentes, os vinhos brancos também têm um enorme potencial por serem extremamente ácidos. A diferença é que, em vez das manchas serem escuras, são amareladas.
Molhos vermelhos ou escuros
Todo mundo adora uma lasanha, parmegiana ou macarronada regados de molho de tomate, não é mesmo?
O molho de tomate é ácido e o consumo exagerado pode escurecer e manchar os dentes, mas não é só isso. Reduza a quantidade ou evite molhos barbecue, de pimenta, ketchup e receitas com páprica e pimentão vermelho para proteger o branco de seus dentes.